Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Ted Lasso (Apple TV+, 2ª temporada): a coragem dos corações abertos

Ao abordar de forma objetiva questões delicadas como saúde mental e mais, a série do Apple TV+ deixa definitivamente o status de fenômeno momentâneo e se consolida como uma das principais obras em exibição atualmente.

  segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Crítica | What If…? (Disney Plus, 2021): um maçante exercício de imaginação

A série que tinha como premissa original ser uma divertida antologia, tornou-se apenas um medíocre passatempo enquanto o público aguarda a próxima produção Marvel.

  sexta-feira, 08 de outubro de 2021

Crítica | Tem Alguém na sua Casa (Netflix, 2021): mais um slasher genérico

Repetindo uma fórmula antiga, diretor Patrick Brice entrega um terror protocolar que não empolga, não assusta e não inova.

  sexta-feira, 08 de outubro de 2021

Crítica | Missa da Meia-Noite (Netflix, 2021): pequeno grande conto de terror

Referenciado por um estilo de terror mais palpável, Mike Flanagan constrói mais uma vez uma história intrigante, agora sobre fanatismo e fundamentalismo.

  quarta-feira, 06 de outubro de 2021

#RapaduraRecomenda – Caninos Brancos (1991): tocante e histórico

Mesmo com roteiro apressado, filme conquista pelas boas atuações e ambientação impecável.

  sexta-feira, 01 de outubro de 2021

Crítica | Nove Desconhecidos (Prime Video, 2021): medíocre exibição de artificialidades

Apesar dos grandes nomes e da boa premissa, a série se rende à artificialidade que busca combater e naufraga uma tendência que tem rendido bons frutos na recente leva de lançamentos.

  segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Crítica | Noitários de Arrepiar (Netflix, 2021): criativa abertura para o mundo do terror

Obra voltada para o público infantil surpreende com um roteiro engenhoso, ótimos efeitos práticos e um elenco inspirado.

  sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Crítica | Star Wars Visions (Disney Plus, 2021): uma galáxia de ótimas possibilidades

Sem as amarras do novo cânone principal, a primeira antologia de animação de "Star Wars" nos leva a lugares aos quais nem sabíamos que queríamos ir.

  terça-feira, 21 de setembro de 2021

Crítica | Kate (Netflix, 2021): comum, mas viciante

Tingida de sangue, neon e violência, a cidade de Tóquio se converte no lugar perfeito para a jornada de vingança de uma assassina mortal.

  terça-feira, 21 de setembro de 2021

Crítica | Observadores (Prime Video, 2021): linha tênue entre a fofoca e a obsessão

Suspense protagonizado por Sydney Sweeney e Justice Smith demonstra como as pessoas são capazes de criar problemas reais apenas para matar a curiosidade alheia.

  terça-feira, 14 de setembro de 2021

Crítica | La Casa de Papel – Parte 5, Volume 1 (Netflix, 2021): adrenalina sem emoção

Em clima de despedida, os primeiros episódios da temporada final chegam animados, mas sem criatividade e dando sinais de esgotamento.

  terça-feira, 14 de setembro de 2021

Crítica | Maligno (2021): o apaixonante terror de James Wan

Exercitando as múltiplas esferas do terror como poucos o fizeram, James Wan declara todo o seu amor pelo gênero em um filme de linguagem e o mais autoral de toda a sua carreira.

  domingo, 12 de setembro de 2021

Crítica | Single Parents (2018-2020): gostosa como um bolo de chocolate

Comédia familiar tem fantástico elenco com invejável química, trazendo humor e sarcasmo a situações rotineiras e surpreendentes da vida de pais e mães solteiros.

  segunda-feira, 06 de setembro de 2021

Crítica | The White Lotus (HBO, 2021): dramédia criminal na ilha dos Lotófagos

Divertida e trágica, a série acompanha uma bricolagem de personagens profundos, confusos e insanos em férias num hotel paradisíaco no Havaí.

  segunda-feira, 06 de setembro de 2021

Crítica | A Lenda de Candyman (2021): as vozes que se escondem nas sombras

Honrando com maestria as raízes do terror físico, Nia DaCosta adiciona subjetividade a uma personagem interessante desde a sua criação, mas que aqui encontra maior propriedade nas mãos de novos contadores.

  sábado, 28 de agosto de 2021

Crítica | Valentina (2020): comovente luta pelo direito à identidade

Drama adolecente estrelado por Thiessa Woinbackk é o retrato indigesto do descaso e segregação enfrentada diariamente pela juventude trans no Brasil.

  terça-feira, 24 de agosto de 2021

Crítica | Din e o Dragão Genial (Netflix, 2021): história calorosa sobre amizade e esperança

Produção sino-americana se vale da premissa de um clássico para contar uma bela história de amizade e esperança.

  terça-feira, 24 de agosto de 2021

Crítica | Alvorada (2020): Cinderela nas cinzas da República

Terceiro documentário brasileiro dirigido por mulheres sobre a deposição da Presidenta Dilma foca em sua intimidade diária e revela a outra face de uma personagem polêmica da história política brasileira.

  domingo, 22 de agosto de 2021

Crítica | Justiça em Família (Netflix, 2021): o lado ruim do plot twist

Obra protagonizada por Jason Momoa e Isabela Merced critica a indústria farmacêutica misturando cenas dramáticas com ação bem coreografada.

  domingo, 22 de agosto de 2021

Crítica | Beckett (Netflix, 2021): fugindo da tensão

Thriller deixa contexto político de lado para focar apenas na ação, mas diretor não consegue construir uma tensão satisfatória, apesar de toda a entrega do personagem principal.

  quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Crítica | The Bad Batch (Disney Plus, 1ª temporada): perfeito epílogo com voz própria

Surgida a partir da necessidade de preencher lacunas, a série "Star Wars" concilia com tranquilidade todos os fardos que lhe são impostos sem negligenciar sua própria voz e narrativa principal.

  segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Crítica | Uma Saída de Mestre (2003): carisma, charme, vingança e Mini Coopers

Com ritmo impecável, filme de assalto com grande elenco tem direção afiada e entrega uma boa mescla de adrenalina e leveza.

  domingo, 15 de agosto de 2021

Crítica | A Barraca do Beijo 3 (Netflix, 2021): despedida morna para uma trilogia morna

Terceira obra da franquia repete erros dos filmes anteriores com excesso de tramas e personagens mimados.

  quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Crítica | A Jornada de Vivo (2021): contagiante musical de Lin-Manuel Miranda

O criador de "Hamilton" e indicado ao Oscar por canção de "Moana" entrega mais de seu talento musical nesta divertida animação lançada na Netflix.

  terça-feira, 10 de agosto de 2021

Crítica | Duna (1984): criatividade esmagada

Um exemplo de como a interferência de produtores esmaga a criatividade artística de um diretor diferenciado, "Duna" só é interessante em algumas escolhas visuais.

  segunda-feira, 09 de agosto de 2021

Crítica | Atypical (2017-2021): daquelas séries que deixam saudades

Série chega a seu ótimo fim após quatro temporadas cheias de amor, humor, ensinamentos e inspirações.

  sexta-feira, 06 de agosto de 2021

Crítica | O Esquadrão Suicida (2021): James Gunn sem amarras

“O Esquadrão Suicida” caminha na fina linha entre o ridículo e o assombroso com uma segurança única, com James Gunn entregando seu filme mais absurdo até o momento, triunfando nesta continuação cuja realização parecia ser uma missão... bem, “suicida”.

  sexta-feira, 06 de agosto de 2021

Crítica | Jungle Cruise (2021): ainda que divertido, muito artificial

Disney tenta emplacar uma nova franquia de sucesso baseada em atrações de seus parques, mas mesmo com o talento de Emily Blunt e o carisma de Dwayne Johnson, o visual artificial e a péssima química romântica relega este filme a uma simples, mesmo que divertida, nota de rodapé no histórico do estúdio.

  segunda-feira, 02 de agosto de 2021

Crítica | Ainda Há Tempo (2020): baita estreia de Viggo Mortensen na direção

Viggo Mortensen faz boa estreia como diretor, trazendo um conto sobre abuso, preconceito e responsabilidades familiares.

  quarta-feira, 28 de julho de 2021

Crítica | Mestres do Universo – Salvando Eternia, Parte 1 (Netflix, 2021): será que tem a força?

Série se vende pela nostalgia, mas prova sua qualidade ao tentar levar a franquia para frente, sem deixar de enobrecer seu maior herói.

  segunda-feira, 26 de julho de 2021

Crítica | Indiana Jones e a Última Cruzada (1989): o ápice da franquia

A adição de Sean Connery como pai de Indiana Jones é um dos maiores acertos de escalação de atores do cinema, realçando um filme que consegue entregar uma fantástica aventura com tons sentimentais complexos de uma relação que precisa ser reconstruída.

  sábado, 24 de julho de 2021

Crítica | A Última Carta de Amor (Netflix, 2021): bom e velho romance

Romance baseado no livro de Jojo Moyes conta uma história reciclada e repetida, mas com boas atuações de Shailene Woodley e Felicity Jones.

  sábado, 24 de julho de 2021

Crítica | Dias Melhores (2019): amor à prova de rótulos

Corajoso e bem dirigido, o filme é um interessante conto urbano sobre a turbulenta dicotomia entre as aparências e a genuinidade dos laços humanos.

  sábado, 24 de julho de 2021

Crítica | Jolt (Prime Video, 2021): as esquecíveis faces da ação

Apesar de bastante dinâmico, o filme traz personagens e cenas de ação tão passageiras quanto a rapidez que tenta imprimir em seu ritmo.

  sexta-feira, 23 de julho de 2021

Crítica | De Volta à Itália (2020): na agonia, a dor se transforma em arte

Com a história sobre a venda de uma casa como pano de fundo, Liam Neeson e seu filho protagonizam um sensível drama sobre como transformar a dor em arte e a arte em reconstrução.

  sexta-feira, 23 de julho de 2021

Crítica | Um Lugar Silencioso – Parte II (2020): intenso sem exagerar

Sem cometer o erro comum de apenas aumentar a escala de eventos da obra original, novo filme de John Krasinski acerta como uma continuação equilibrada, expandindo a história o suficiente para não perder o espírito do primeiro longa.

  quinta-feira, 22 de julho de 2021

Crítica | Edifício Gagarine (2020): quando o jovem pobre viaja ao espaço

Filme brilha ao retratar a visão de mundo de um jovem abandonado cuja única ação que pode tomar para amenizar seu sofrimento é fugir da própria realidade.

  quarta-feira, 21 de julho de 2021

Crítica | O Mauritano (2021): importante documento histórico

Apesar da narrativa fria que pouco investe nas complexidades emocionais de seus personagens, a história de Mahammedou Slahi é chocante e terrível, e precisa ser conhecida.

  terça-feira, 20 de julho de 2021

Crítica | Slalom – Até o Limite (2020): a sombria face do abuso

Apesar de focar em uma narrativa comum, o retrato frio e cruel da relação abusiva entre treinador e atleta se mostra necessário em uma realidade em que cada vez mais abusadores ficam impunes.

  segunda-feira, 19 de julho de 2021

Crítica | Caros Camaradas – Trabalhadores em Luta (2020): comunismo à prova

Longa candidato russo ao Oscar 2021 aponta incongruências no comunismo e propõe uma desconstrução do regime sob o ponto de vista de uma mãe em busca da filha desaparecida.

  domingo, 18 de julho de 2021