Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Baywatch (2017): poderia ser bom (mas não é)

Uma comédia de ação com humor descerebrado (às vezes legitimamente engraçado), o filme é ótimo na trilha sonora e serve como entretenimento efêmero e inócuo. Artisticamente, contudo, não tem valor algum, e infelizmente não rompe com o paradigma machista da série original dos anos 1990.

  quinta-feira, 15 de junho de 2017

Crítica | Tudo e Todas as Coisas (2017): um filme para românticos incuráveis

Bastante romântico, eventualmente criativo e exageradamente leve, o longa é um romance juvenil sem abalos dramáticos e sem tensão.

  terça-feira, 13 de junho de 2017

Crítica | Neve Negra (2017): thriller desinteressante evidencia força internacional de Ricardo Darín

Astro argentino sustenta basicamente sozinho um drama/suspense que não trabalha por suas soluções, e que jamais teria metade do alcance obtido mundo afora se não fosse por seu nome nos créditos.

  terça-feira, 13 de junho de 2017

Crítica | A Múmia (2017): o pífio início do Universo Sombrio

Apresentado como o longa que inicia a nova franquia de monstros da Universal, o filme não cumpre com eficiência nada a que se propõe, colocando até mesmo o astro Tom Cruise em maus lençóis.

  quinta-feira, 08 de junho de 2017

Crítica | Castelo de Areia (2017): quando a limitação de orçamento interfere

As guerras traçadas pelos Estados Unidos no oriente médio (tanto Iraque quanto Afeganistão) têm revelado histórias poderosas para filmes. Entretanto, muitas destas passam a ser só mais uma história.

  quarta-feira, 07 de junho de 2017

Crítica | Z – A Cidade Perdida (2016): a eterna busca pela glória

A história real de um homem obstinado, que não abriu mão de suas convicções mesmo diante das maiores adversidades, é um belo exercício de cinema de um realizador austero e competente ao extremo.

  quarta-feira, 07 de junho de 2017

Crítica | Mulher-Maravilha (2017): sorrisos e otimismo marcam filme-solo da maior heroína das HQs

Uma apaixonante Gal Gadot arrebata o público na estreia-solo da Princesa Amazona na telona, com a diretora Patty Jenkins entregando ao público uma aventura carismática, charmosa e deveras inspiradora.

  quinta-feira, 01 de junho de 2017

Crítica | Um Homem de Família (2016): quase nada de bom

Em razão do péssimo roteiro, repleto de clichês, piegas e machista, Gerard Butler inclui mais um filme ruim no currículo.

  quarta-feira, 31 de maio de 2017

Crítica | Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar (2017): o pirata cansou!

Em mais um show pirotécnico sem emoção, a franquia demonstra cansaço extremo e falta de originalidade.

  quarta-feira, 24 de maio de 2017

Crítica | Rei Arthur – A Lenda da Espada (2017): um blockbuster bem melhor que a maioria

Sonora e visualmente, o filme é muito bom, com destaque para as montagens elípticas e para a ótima direção de Guy Ritchie. Entretanto, a falha reside onde os filmes de ação costumam errar: no roteiro.

  quinta-feira, 18 de maio de 2017

Crítica | O Rastro (2017): o terror vence o preconceito

Com uma atmosfera claustrofóbica e qualidades técnicas impecáveis, este longa de horror inteiramente nacional mostra que pode-se fazer cinema de gênero com muita competência no nosso país.

  quinta-feira, 18 de maio de 2017

Crítica | Paterson (2016): um toque de gênio

O melhor filme do ano até o momento apresenta uma historia limpa e honesta, com um resultado soberbo.

  quinta-feira, 18 de maio de 2017

Crítica | Guardiões da Galáxia Vol. 2 (2017): continuação superior ao original

Quando James Gunn veio ao Brasil e foi ovacionado pelos fãs, eu temia que talvez ele não entregasse um filme que valesse toda aquela admiração do público. Felizmente, tais receios se provaram infundados e o retorno do diretor aos Guardiões da Galáxia se mostrou um filme realmente digno de aplausos!

  quinta-feira, 18 de maio de 2017

Crítica | Alien: Covenant (2017): a grande traição de Ridley Scott

O sexto filme da franquia Alien é um show de erros conceituais, que ignoram completamente a mitologia e a ambientação da série.

  segunda-feira, 08 de maio de 2017

Crítica | Corra! (2017): thriller de alta qualidade

Mais difícil que combater o racismo é desmascarar o racismo velado. Com base nessa premissa, Jordan Peele se mostra promissor em seu primeiro trabalho como diretor.

  segunda-feira, 08 de maio de 2017

Crítica | Ninguém Entra, Ninguém Sai (2017): show de esteriótipos sem graça

Uma comédia sobre um motel sob quarentena onde o sexo inexiste.... e a graça também.

  segunda-feira, 08 de maio de 2017

Crítica | Joaquim (2017): Tiradentes para além do mito

História minimalista, com caprichada reconstrução histórica e ótimas atuações, faz com que a figura de uma das maiores lendas nacionais seja vista por um ângulo complexificado.

  segunda-feira, 24 de abril de 2017

Crítica | O Novato (2015): bons tempos da infância!

Um longa descomplicado sobre os aprendizados da pré-adolescência, que emociona por abordar os assuntos caros à quase todas as pessoas do mundo. Uma agradável, engraçada e emocionante volta ao passado.

  segunda-feira, 24 de abril de 2017

Crítica | Vida (2017): sobrevivendo ao encontro

Com uma profusão de referências, que vão de "Alien", "Gravidade" e até "A Bolha Assassina", o longa é bem-sucedido na criação do suspense e terror, porém esbarra na falta de carisma de seus protagonistas e falha em texto simplório.

  segunda-feira, 17 de abril de 2017

Crítica | O Ornitólogo (2016): perspectivismo cristão

Utilizando-se de uma miscelânea de elementos simbólicos, mitos pagãos e biografias cristãs, o cinema português apresenta mais um produto bem acabado de um de seus mais pródigos filhos

  segunda-feira, 17 de abril de 2017

Crítica | Velozes e Furiosos 8 (2017): nova trilogia da franquia tem início divertido

Sem muitas preocupações ou pretenções além do divertimento do público, o novo capítulo da série "Velozes" é um dos melhores espetáculos escapistas que o cinema pode proporcionar.

  quinta-feira, 13 de abril de 2017

Crítica | O Espaço entre Nós (2017): subtramas genéricas sabotam sci-fi com potencial

Se saindo melhor como ficção científica do que como romance, ou mesmo do que como um drama familiar, “O Espaço entre Nós” representa alguns filmes dentro de um só; uns muito melhores do que os outros.

  segunda-feira, 10 de abril de 2017

Crítica | A Vigilante do Amanhã – Ghost in the Shell (2017): competência sem revolução

A maior crítica que pode ser feita a esta versão live-action da franquia original pelo mangá de Masamune Shirow é o fato dela não ser tão revolucionária quanto suas predecessoras, embora seja um filme extremamente competente.

  sexta-feira, 31 de março de 2017

Crítica | O Poderoso Chefinho (2017): uma fábula moderna sobre irmãos

A animação que traz um insólito bebê executivo, mostra-se um veículo simples para uma boa história.

  quarta-feira, 29 de março de 2017

Crítica | Fragmentado (2016): A volta por cima de M. Night Shyamalan

Com um suspense psicológico digno de aplausos, o diretor mostra que trajetórias e acaso podem, juntos, conceber grandes personagens.

  quarta-feira, 29 de março de 2017

Crítica | Silêncio (2016): Martin Scorsese continua mandando muito bem

Martin Scorsese mais uma vez prova ter absoluto domínio da linguagem cinematográfica, entregando um filme que, apesar de sofrer com um ritmo irregular, instiga questões significativas acerca da natureza da fé e outros temas relevantes.

  segunda-feira, 27 de março de 2017

Crítica | Power Rangers (2017): entre a nostalgia e a luta pela própria identidade

Apesar deste reboot cinematográfico da série de 1993 manter os mesmos elementos de sua contrapartes televisiva, com monstros gigantescos, robôs colossais, uma vilã feiticeira, e, claro, os cinco heróis multicoloridos, esta nova versão investe também em dilemas adolescentes mais reais, diferencial que acaba sendo o ponto forte da produção.

  quinta-feira, 23 de março de 2017

Crítica | T2: Trainspotting (2017): por que não são feitos mais filmes como esse?

O fundamento da obra é a memória afetiva, pois o filme é uma dose alta de nostalgia em relação ao primeiro, de 1996. Com menos escatologia e um roteiro mais rebuscado, a qualidade técnica de Danny Boyle na direção faz desse episódio um entretenimento inestimável.

  quinta-feira, 23 de março de 2017

Crítica | Trainspotting – Sem Limites (1996): obra obrigatória

Danny Boyle apresenta uma direção inventiva e requintada, eternizando momentos inesquecíveis a partir de um roteiro cuja premissa é o existencialismo sartreano. “Trainspotting” é um filme impudico, transgressor e genial.

  quarta-feira, 22 de março de 2017

Crítica | A Cura (2016): um visual arrebatador para uma história desinteressante

A única coisa que se salva neste desinteressante terror é o seu visual incrível, que remete aos principais movimentos do gênero nos cinemas. Pena que se trate de um filme, não de um ensaio sobre estética cinematográfica.

  quarta-feira, 15 de março de 2017

Crítica | Waiting for B. (2015): talentos ao relento social

O documentário sobre jovens que passam dois meses na fila para ver um show da Beyoncé, surpreende como um retrato bem humorado sobre uma parcela da sociedade que necessita passar por cima de muitas dificuldades até para conseguir as coisas mais simples.

  quarta-feira, 15 de março de 2017

Crítica | Negação (2016): o Holocausto existiu mesmo?

O filme é de uma espécie rara que une tribunal, fatos históricos sobre o nazismo, atuações grandiosas e subtexto bastante contemporâneo. Requintado, o roteiro de alto nível vale por si só.

  terça-feira, 14 de março de 2017

Crítica | A Bela e A Fera (2017): o live-action sem animação

A recriação em live-action da animação clássica não convence como filme e padece do grande mal que é a falta de criatividade na adaptação para uma nova mídia.

  segunda-feira, 13 de março de 2017

Crítica | Versões de um Crime (2016): filme para juristas… ou para ninguém

Fatalmente, o drama de tribunal cairá no esquecimento. É o que realmente merece, pois o filme é muito fraco.

  segunda-feira, 13 de março de 2017

Crítica | Personal Shopper (2016): entre o materialismo e o espiritismo

Kristen Stewart é a melhor coisa deste disperso thriller sobrenatural, que tem uma personagem principal que merecia um filme melhor.

  quinta-feira, 09 de março de 2017

Crítica | Fome de Poder (2016): Afinal, quem fundou o McDonald’s?

Até que ponto vai a ganância de um empreendedor? Quem são os verdadeiros criadores da cadeia de fast food McDonald's? Algumas dessas perguntas são respondidas em "Fome de Poder", mesmo que a execução não tenha sido, nem de longe, realmente boa.

  quarta-feira, 08 de março de 2017

Crítica | Kong: A Ilha da Caveira (2017): ação satisfatória e uma narrativa modesta

Na ação, o filme é bem satisfatório e ocasionalmente empolgante. Ainda é possível extrair um subtexto inteligente. Entretanto, não são poucas as falhas técnicas.

  quarta-feira, 08 de março de 2017

Crítica | O Apartamento (2016): a vingança dos outros

Mais uma vez escrutinando as camadas da classe média de seu país, o realizador apresenta uma obra complexa que aproxima, pelo drama, as culturas iraniana e ocidental.

  sexta-feira, 03 de março de 2017

Crítica | Loving (2016): lição ainda não aprendida

Baseado em fatos reais, o argumento é fenomenal e – para a tristeza da humanidade – de exposição socialmente necessária. Apesar do ótimo elenco, como filme, a obra não alcança seu potencial.

  sexta-feira, 03 de março de 2017

Crítica | Redemoinho (2016): quando o melhor da televisão e do cinema se encontram

Ousando em sua estreia cinematográfica, um diretor experiente do meio televisivo constrói um projeto visceral, que presta homenagem ao seu estado natal e oferece boas perspectivas ao nosso cinema.

  sexta-feira, 03 de março de 2017