Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | O Beco do Pesadelo (2021): boa obra de Del Toro

Com uma atmosfera lúgubre, Guillermo Del Toro entrega um estudo sobre a crueldade humana, onde monstros são criados por outros monstros.

  quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Crítica | Dexter: New Blood (Paramount+, 2021): o fim dos sonhos sombrios

Anos após o final infame da série original, a Showtime traz de volta Clyde Phillips e Michael C. Hall para continuar a história de um dos monstros mais queridos da televisão.

  segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Crítica | Mãe x Androides (Netflix, 2021): ficção científica preguiçosa

Obra de Mattson Tomlin ignora a questão da maternidade e acumula tantos furos no roteiro que fica fácil torcer para os androides.

  sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Crítica | Hotel Transilvânia: Transformonstrão (Prime Video, 2021): quatro nem sempre é demais

Seja com a animação exagerada, as caras e bocas dos personagens ou a temática simples, mas fácil de se identificar em qualquer idade, o capítulo final da franquia de Genndy Tartakovski tem algo para fazer todo mundo rir um pouco.

  sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

Crítica | Pixinguinha, Um Homem Carinhoso (2021): música e carinho

Cinebiografia de um dos mais importantes artistas de nossa história tem limitações técnicas, mas uma linda trajetória de vida de um grande artista brasileiro, que faz da obra uma experiência emocionante.

  quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Crítica | PIG – A Vingança (2021): amizade excêntrica, jornada envolvente

Uma relação incomum de afeto protagonizada por Nicolas Cage e uma porquinha é a força motora desse drama curioso e envolvente.

  sexta-feira, 07 de janeiro de 2022

Crítica | A Mão de Deus (Netflix, 2021): poesia sobre a juventude

Com um olhar contemplativo e delicado, Paolo Sorrentino constrói uma narrativa intimista com toques de autobiografia e fantasia.

  quinta-feira, 06 de janeiro de 2022

Crítica | O Festival do Amor (2021): cinema e neuroses

Woody Allen cria uma nova metalinguagem cinematográfica para tratar de mais uma variação de um mesmo assunto: ele mesmo.

  quinta-feira, 06 de janeiro de 2022

Crítica | Lulli (Netflix, 2021): quando a receita dá muito errado

Apesar da protagonista famosa e história simples, "Lulli" se perde por não entregar o mínimo nem mesmo para o público fiel das comédias românticas.

  segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Crítica | Gavião Arqueiro (Disney Plus, 2021): agradável, mas esquecível aventura de Natal

Com seis episódios, série da Marvel tem erros e acertos que se equilibram e entregam uma história pouco memorável com personagens cativantes, e a promessa de um futuro brilhante liderado por Hailee Steinfeld.

  sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Crítica | Matrix Resurrections (2021): as emoções que humanizam a ficção

Transbordando o sentimentalismo nutrido por Lana Wachowski, o filme é uma carta de amor ao original e uma jornada extremamente apaixonada pela linguagem estabelecida pela franquia.

  quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

Crítica | Succession (HBO, 3ª Temporada): a shakespeariana tragédia da atualidade

Apaixonada pela complexidade de suas personagens, a terceira temporada da melhor série da atualidade prioriza a construção de seus protagonistas para se efetivar como plataforma de escárnio voltada ao esvaziamento humano.

  domingo, 19 de dezembro de 2021

Crítica | Um Menino Chamado Natal (Netflix, 2021): complicada lenda de origem

Conto da Netflix possui uma origem curiosa sobre o Natal, mas o roteiro acaba quebrando a narrativa com complexidade excessiva para as crianças e ritmo errado.

  domingo, 19 de dezembro de 2021

Crítica | La Casa de Papel – Parte 5, Volume 2 (Netflix, 2021): o bella ciao, bella ciao

Elétrica e emocionante, a série encerra sua trajetória em grande estilo, às vezes longa e exagerada demais, porém inegavelmente bem-sucedida.

  sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Crítica | The Beatles – Get Back (Disney Plus, 2021): testemunho fabuloso

Em um trabalho irretocável, Peter Jackson reescreve a história dos Beatles e oferece o último vislumbre da maior banda da história antes de seu fim.

  sexta-feira, 03 de dezembro de 2021

Crítica | Ataque dos Cães (Netflix, 2021): fascinante inversão do faroeste moderno

Obra de Jane Campion foge dos padrões do gênero com uma aula de construção de personagens e uma das melhores atuações da carreira de Benedict Cumberbatch.

  quinta-feira, 02 de dezembro de 2021

Crítica | Fundação (Apple TV+, 2021): grandiosidade pretensiosa

Com um enredo genérico e atuações fracas, a série de David S. Goyer pouco lembra a obra prima de Isaac Asimov.

  segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Crítica | Espontânea (2020): coming of age e terror feitos da maneira certa

Filme dirigido e roteirizado por Brian Duffield entrega ótimos personagens e história tão assustadora quanto romântica.

  domingo, 28 de novembro de 2021

Crítica | Mestres do Universo – Salvando Eternia, Parte 2 (Netflix, 2021): definitivamente, tem a força

Segunda parte expande o lore, amarra pontas soltas, abraça a nostalgia, engrandece seus heróis, atualiza a franquia e entrega um final apoteótico que promete muito para o futuro.

  sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Crítica | tick, tick… BOOM! (Netflix, 2021): no ritmo do otimismo

A breve, porém intensa jornada de Jonathan Larson, ganha as telas com um musical ao mesmo tempo melancólico e vibrante.

  sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Crítica | Natal em 8-Bits (HBO Max, 2021): magia natalina e nostalgia nintendista

Agradando crianças e adultos, obra de Michael Dowse conta uma história muito familiar para diversos gamers. Com piadas rápidas e excelente elenco jovem, comédia utiliza algo material para exaltar a magia do Natal.

  quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Crítica | 8 Presidentes 1 Juramento (2020): arquivos da História

Documentário de Carla Camurati reúne imagens de arquivo para contar a jornada democrática brasileira desde a Constituição de 1988 e o compromisso de cada Presidente de obediência à Carta Magna.

  segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Crítica | A Crônica Francesa (2021): o arroz e feijão de Wes Anderson

Embora cative em diferentes momentos, o estilo de Wes Anderson começa a demonstrar alguns sinais de desgaste.

  segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Crítica | Cowboy Bebop (Netflix, 2021): um bom remix

Mesmo aquém do anime no qual se inspirou, série live-action da Netflix esbanja personalidade, carisma e inventividade.

  segunda-feira, 22 de novembro de 2021

#RapaduraRecomenda – Cowboy Bebop – O Filme (2001): ótima amostra do que a franquia tem a oferecer

A franquia tem aqui uma história que funciona muito bem em longa-metragem, temperada por animação melhorada e sequências de ação memoráveis.

  quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Crítica | Ghostbusters – Mais Além (2021): passando as mochilas protônicas para uma nova geração

Sacrifício humano, cães e gatos vivendo juntos, histeria coletiva... Sinais de que a velha sirene do Ecto-1 vai voltar a tocar! Com este filme, Jason Reitman assume o comando da franquia inicialmente dirigida por seu pai, buscando reestabelecer o material não só para os saudosistas, mas para diversas gerações de cinéfilos.

  quarta-feira, 17 de novembro de 2021

Crítica | Batalha Bilionária – O Caso Google Earth (Netflix, 2021): a história é escrita pelos vencedores

Baseada em eventos reais, produção expõe os bastidores do processo judicial envolvendo dois amigos idealistas contra uma das maiores empresas do mundo.

  terça-feira, 16 de novembro de 2021

#RapaduraRecomenda – Os Caça-Fantasmas 2 (1989): alegre e assombrosa sequência

Lançada cinco anos após o original, esta sequência é mais boba e ingênua, mas o carisma do elenco e o universo criado ainda divertem bastante.

  sexta-feira, 12 de novembro de 2021

#RapaduraRecomenda – Cowboy Bebop (1998): carregando o peso de ser um fabuloso clássico

Com o impressionante feito de mesclar inúmeros gêneros cinematográficos e musicais com resultado coeso, anime tem preciosa alma que discorre sobre a beleza das conexões humanas.

  quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Crítica | Vingança & Castigo (Netflix, 2021): sangue, estilo e representatividade no faroeste

Estrelado por Jonathan Majors e Idris Elba, o filme conta uma história comum, mas impactante por sua representatividade e violência extrema.

  quarta-feira, 10 de novembro de 2021

#RapaduraRecomenda – Os Caça-Fantasmas (1984): clássica comédia espirituosa

Clássico dos anos 80 pode até estar datado em alguns quesitos, mas continua uma explosão de carisma e comédia sobrenatural que permanece inalcançável.

  sexta-feira, 05 de novembro de 2021

Crítica | Como Sair de Buffalo (2019): as barreiras éticas para o sonho americano

Comédia dramática com Zoey Deutch é um filme leve, mas com temática complexa e questões necessárias.

  quarta-feira, 03 de novembro de 2021

Crítica | Eternos (2021): que seja eterno enquanto dure

Com uma atmosfera de drama indie, o longa da diretora Chloé Zhao é a experiência mais arriscada e interessante da Marvel.

  terça-feira, 02 de novembro de 2021

Crítica | Marighella (2019): inimigo do Brasil

Estreia na direção do aclamado ator Wagner Moura debate a liberdade e recupera a história de uma das figuras políticas mais polêmicas do Brasil.

  terça-feira, 02 de novembro de 2021

Crítica | Noite Passada em Soho (2021): o desperdício de um insight criativo

O novo conto de Edgar Wright encanta por sua história e pela construção visual, mas acaba danificado pela própria artificialização que tanto tenta, entre outros tópicos, criticar.

  sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Crítica | Annette (2021): o abismo entre imagem e essência

Ciente de sua própria artificialização, Leos Carax faz declaração de amor aos musicais e utiliza de sua liberdade para exorcizar alguns demônios que o próprio cinema é capaz de fundar.

  segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Crítica | As Passageiras (Netflix, 2021): boa proposta com fracas cenas de ação

Novo longa-metragem da Netflix conta com um bom elenco de protagonistas, mas falta capricho nas cenas de ação mais aguardadas.

  quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Crítica | Halloween Kills – O Terror Continua (2021): mais sangue e menos conteúdo

Esta medíocre sequência poderia facilmente ostentar o subtítulo de “Em Busca de Mais Dinheiro”, tendo uma séria dificuldade em justificar sua própria existência, embora deva divertir moderadamente os fãs de um terror mais brutal e gore.

  segunda-feira, 18 de outubro de 2021

#RapaduraRecomenda – Miracle Mile (1988): a natureza evolutiva do amor

No único longa de sua carreira, Steve De Jarnett impressiona ao entregar um corajoso conto sobre o amor como combustível para a persistência do aprimoramento humano.

  sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Crítica | Meu Fim. Seu Começo. (2019): drama pretensioso

Drama alemão força narrativas para tentar ser algo grandioso, mas nem suas virtudes conseguem salvar um roteiro fraco e pretensioso.

  terça-feira, 12 de outubro de 2021