Críticas

A Chegada (2016): chegou um dos melhores do ano

O roteiro é genial, passeando entre filosofia da linguagem e física moderna. A direção de Denis Villeneuve é eficaz para criar a atmosfera de suspense e hábil para fazer desta a sua melhor obra. Um filme magnífico que conduz a infindáveis reflexões.

  domingo, 20 de novembro de 2016

Invasão de Privacidade (2016): grandes pretensões, pouca sustância

Ideias interessantes são sabotadas por roteiro problemático, aquém do que as temáticas modernas propostas exigem.

  sábado, 19 de novembro de 2016

Cinema Novo (2016): os homens que mudaram nosso cinema

Mesmo com o formato pouco convencional e não-linear escolhido pela montagem, o filme nos conta a história do período mais efervescente de nossa produção audiovisual.

  sábado, 19 de novembro de 2016

Snowden – Herói ou Traidor? (2016): o Grande Irmão é real

Ficcionalizando a quase inacreditável história de Edward Snowden, Oliver Stone toma óbvio partido em favor do cinebiografado, mas não deixa de entregar o mais instigante filme de sua filmografia recente.

  segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Doutor Estranho (2016): adicionando psicodelia à fórmula Marvel

A despeito de ser o décimo quarto filme da Marvel Studios, o longa de Scott Derrickson se diferencia não apenas por seu elenco incrível ou por introduzir o misticismo no Universo Cinematográfico do estúdio, mas por ter um herói que usa outras ferramentas além da ação pura e simples.

  segunda-feira, 07 de novembro de 2016

Doutor Estranho (2016): nem é tão estranho assim

O roteiro é fraco e a originalidade é ausente. Contudo, com um CGI psicodélico estonteante e um show do grandioso elenco, todas as falhas (quase) ficam esquecidas.

  quinta-feira, 03 de novembro de 2016

A Garota no Trem (2016): um suspense morno com um tema relevante

Sustentado por um elenco competente e um uso surpreendente de uma situação terrível da vida real, esse suspense baseado no livro homônimo se mostra apenas mediano.

  segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Trolls (2016): brega, insano e divertido

Abraçando descompromissadamente o non-sense e o lado mais cafona dos bonecos esquisitos criados por Thomas Dam, esta nova empreitada musical da DreamWorks funciona justamente por sua leveza.

  segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Ouija – Origem do Mal (2016): mais ousadia da próxima vez

Mike Flanagan é o grande nome do filme, como diretor e roteirista. O trabalho é de bom nível, não se pode negar. Contudo, se o cineasta tivesse sido mais ousado e saísse das convenções do gênero, teria mudado o paradigma do terror. Não foi dessa vez.

  segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O Mestre Dos Gênios (2016): um grande potencial desperdiçado

Adaptação deixa a desejar por não conseguir contar uma história a altura de seus personagens.

  quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Kubo e as Cordas Mágicas (2016): uma animação ‘fora da caixa’ e espetacular

Equilibrando com maestria aspectos técnicos que beiram à perfeição e uma história sensível, longa faz parecer não ser tão difícil assim agradar a crianças e adultos.

  quinta-feira, 27 de outubro de 2016

O Contador (2016): Ben Affleck, números, balas e autismo

Em uma interpretação surpreendentemente sensível, Ben Affleck vive um herói de ação autista neste eficiente, porém falho, longa.

  terça-feira, 25 de outubro de 2016

Conexão Escobar (2016): a história de um zé-alguém

Atores empenhados não salvam uma trama prolixa e uma direção inconsistente, resultando em apenas mais um filme esperto sobre a caça às drogas.

  terça-feira, 25 de outubro de 2016

Inferno (2016): deixai toda esperança de uma trilogia digna, ó vós que entrais

Robert Langdon está de volta, desta vez em uma aventura deveras genérica que lembra mais um cruzamento infeliz de péssimos episódios de "Castle" e "24 Horas".

  terça-feira, 18 de outubro de 2016

O Shaolin do Sertão (2016): um obra apaixonada, porém irregular

Após "Cine Holliúdy", Halder Gomes volta a apostar no humor típico cearense e consegue um relativo acerto, muito por conta do carisma e talento de seu ator principal.

  terça-feira, 18 de outubro de 2016

É Fada (2016): é bomba!

Baseando sua trama e seus personagens em meras caricaturas, longa não se sustenta minimamente em nenhuma das esferas que se propõe a explorar.

  terça-feira, 18 de outubro de 2016

Demônio de Neon (2016): quando a estética apresenta seus limites

O premiado diretor exagera no estilo a fim de firmar sua assinatura no cinema e esquece do mais importante em um filme: uma boa história

  terça-feira, 18 de outubro de 2016

12 Horas Para Sobreviver – O Ano da Eleição (2016): eficiente capítulo “final”

Problemas técnicos e de direção quase ofuscam a crítica social contundente.

  terça-feira, 18 de outubro de 2016

Festa da Salsicha (2016): tirem as crianças da sala… e adultos também

Primeira animação da trupe liderada por Seth Rogen, o filme se resume a palavrões, referência a sexo e drogas e piadas fracas.

  terça-feira, 11 de outubro de 2016

Nosso Fiel Traidor (2016): um exemplar qualquer do subgênero da espionagem

John le Carré já foi melhor adaptado para as telonas. Para quem não se encanta facilmente por filmes de espionagem (em especial aqueles sem muita ação), Stellan Skarsgård é o único motivo para assistir ao longa.

  terça-feira, 11 de outubro de 2016

Gênios do Crime (2016): besteirol com bom elenco em má sintonia

Bom elenco, mesmo que fora do tom, não é o suficiente para salvar um roteiro pouco inspirado e que não trabalha por suas piadas.

  terça-feira, 11 de outubro de 2016

Meu Amigo, o Dragão (2016): um feel good movie tímido e obsoleto, porém agradável

David Lowery é o responsável pelo longa como diretor e como roteirista. Na primeira função, seu trabalho é ótimo. No roteiro, todavia, deixa muito a desejar por não ambicionar reflexões no público. A mensagem é passada, mas sem a intensidade desejável.

  quinta-feira, 06 de outubro de 2016

Cegonhas (2016): filme tem muito mais a oferecer do que personagens fofos

Animação é uma boa surpresa em um ano forte para o gênero.

  sexta-feira, 30 de setembro de 2016

O Lar das Crianças Peculiares (2016): Tim Burton visa o público jovem… e erra

Em mais uma tentativa da 20th Century Fox em emplacar uma franquia Young Adult, o diretor entrega um filme até visualmente interessante, mas sem ritmo ou carisma.

  quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Sete Homens e Um Destino (2016): remake traz conflitos atuais para o velho oeste

Trazendo uma pincelada de comentário social atual ao velho oeste, o longa reúne o diretor Antoine Fuqua e o astro Denzel Washington em um competente e divertido filme de gênero.

  segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Desculpe o Transtorno (2016): precisamos falar sobre Portella e Duvivier

Em longa de ambições simples e pouco originais, diretor atinge sua maturidade cinematográfica e Gregório mostra-se um artista com talento mais complexo e admirável do que poderia-se supor à princípio.

  segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Bruxa de Blair (2016): remake disfarçado de sequel descartável

Repetindo a estrutura narrativa do filme de 1999, o roteiro é preguiçoso. A direção também não é criativa: repete cenas e não inova na linguagem de found footage, apesar de aproveitar as novas tecnologias. O original é melhor.

  segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Herança de Sangue (2016): uma ‘ode’ à persona de Mel Gibson

Simples em sua proposta e raso em seu enredo, longa se sustenta no talento e carisma de seu ator protagonista, entrelaçando a ficção e a realidade da carreira do artista.

  segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Página 4 de 107« Primeira345102030Última »