Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Clímax (2018): fervo e delírio numa sangria desatada

Gaspar Noé ameniza as polêmicas em seu novo longa e faz uma incrível homenagem à "Possessão" e "Suspiria" ao acompanhar a descida ao inferno de um grupo de dançarinos que toma um drink batizado com LSD.

  segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019

Crítica | Brexit (HBO, 2019): dentro ou fora?

Apesar de ser complexo para quem não é britânico, a produção da HBO mostra como o plebiscito sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia abriu as portas para as fake news e mudou o mundo.

  segunda-feira, 04 de fevereiro de 2019

Crítica | Velvet Buzzsaw (Netflix, 2019): arte, comédia e terror

Crítica a superficialidade dos museus, galerias e mídia especializada que trata da arte contemporânea, “Velvet Buzzsaw” é uma consciente obra de terrir que mescla o terror e o humor como ferramenta para debochar desse universo.

  domingo, 03 de fevereiro de 2019

Crítica | A Sereia: Lago dos Mortos (2018): água parada

Uma série de clichês amontoados que remetem a filmes e séries de suspense ou terror sem alcançar o patamar de nenhuma das referências usadas.

  sexta-feira, 01 de fevereiro de 2019

Crítica | Carmen Sandiego (Netflix, 1ª Temporada): muito mais do que uma roupa estilosa [SÉRIE]

Animação elegante traz de volta um ícone numa obra cheia de estilo e informação.

  quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Crítica | Poderia Me Perdoar? (2018): inimaginável sem a maravilhosa Melissa McCarthy

Ao interpretar uma espinhosa autora desiludida com a vida, Melissa McCarthy presenteia o público com uma personagem multifacetada num drama instigante e envolvente.

  quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Crítica | The Catcher Was a Spy (2018): segredos e decisões de Moe Berg

Filme mostra a história do jogador de beisebol que se torna espião durante uma missão americana na Segunda Guerra Mundial, na disputa pela produção da primeira bomba nuclear.

  quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Crítica | Apenas um Garoto em Nova York (2017): repetindo a velha receita

De volta às suas origens, Marc Webb decepciona ao contar apenas mais uma história sobre relacionamentos em Nova York.

  quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Crítica | Vingança (2018): thriller autoral, feminino e encharcado de sangue

Contra as expectativas de mais um filme de "estupro e vingança", o longa é um excelente exercício artístico de suspense nervoso e angustiante com uma rara pegada feminista.

  quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Crítica | Mãe e Pai (2018): terror, comédia e adultos surtados

Com uma roupagem violenta e bem humorada, a obra é uma hilária sátira sobre a vida adulta dedicada a filhos e recompensa pela inspirada escalação de Nicolas Cage.

  quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Crítica | Polar (2019): nem Mads Mikkelsen salva

Longa baseado na HQ homônima se perde num roteiro desconexo, violência e nudez gratuitas e desperdício de seus protagonistas.

  terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Crítica | Você (Netflix, 1ª Temporada): a pior forma de amor [SÉRIE]

Novo hit da Netflix investe em uma narrativa sedutora e muitas carinhas bonitas para discutir os perigos de um amor tóxico nos tempos da tecnologia.

  segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Crítica | Uma Nova Chance (2018): autoconfiança às vezes não basta

A simpatia e o encanto de Jennifer Lopez e Vanessa Hudgens buscam sustentar uma comédia improvável com elementos de farsa e uma trama difícil de convencer.

  segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Crítica | A Juíza (2018): a trajetória da jurista mais badass da história dos EUA

A carreira e o impacto de uma das mais importantes juristas contra a desigualdade são temas deste brilhante documentário sobre um inesperado ícone da cultura pop.

  segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Crítica | How the Beatles Changed the World (2017): o impacto da beatlemania

O documentário passeia pela década de 60 mostrando que o quarteto influenciou uma revolução cultural na sociedade da época com ótimos trechos de entrevistas da própria banda.

  domingo, 27 de janeiro de 2019

Crítica | Whitney (2018): vida, polêmicas e morte do ícone

O documentário tem montagem ágil com a cara dos primórdios da MTV e mostra através arquivos, entrevistas e gravações de shows, como foi a vida tumultuada da artista.

  domingo, 27 de janeiro de 2019

Crítica | Marjorie Prime (2017): entre a memória e a realidade

Mesmo incorporando uma premissa sci-fi sobre holografia de entes falecidos, a narrativa se revela enfadonha por concentrar-se em diálogos inconclusivos.

  domingo, 27 de janeiro de 2019

Crítica | Fyre Festival – Fiasco no Caribe (Netflix, 2019): a que ponto chegamos…

A partir de registros exclusivos e depoimentos dos envolvidos, o documentário relata o constrangedor caso de um gigantesco festival de luxo destinado a um glorioso fracasso.

  sábado, 26 de janeiro de 2019

Crítica | Ánimas (Netflix, 2019): a mente como pesadelo

"Ánimas" é um terror psicológico construído em torno de um universo particular, mas também oscilante na organização dos elementos pertencentes ao seu mundo.

  sábado, 26 de janeiro de 2019

Crítica | As Aventuras de Brigsby Bear (2017): arte que liberta

Com sensibilidade ao utilizar o humor para contar uma história trágica, "As Aventuras de Brigsby Bear" mostra como o entretenimento pode mudar vidas.

  sábado, 26 de janeiro de 2019

Crítica | Ferrugem (2018): quando a história é maior que seus personagens

Bem dirigido, "Ferrugem" vai além da discussão da "internet tóxica" para demonstrar que o problema já existia bem antes dela.

  sábado, 26 de janeiro de 2019

Crítica | Malasartes e o Duelo com a Morte (2017): quem vence é o tédio

Trazendo conceitos interessantes e uma trama promissora, "Malasartes e o Duelo com a Morte" não consegue crescer e estaciona no tedioso.

  quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Crítica | Creed II (2018): você luta por quem?

Ciente de sua posição no universo de Rocky, "Creed II" consegue manter todo o espírito da franquia ao mesmo tempo que traz um novo olhar para o que faz te faz um vencedor.

  quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Crítica | Boy Erased – Uma Verdade Anulada (2018): tenso drama contra a incompreensão

Joel Edgerton adapta aos cinemas um relato dramático e pessoal sobre um rapaz ainda em construção de identidade que se submete aos horrores da terapia de conversão gay.

  quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Crítica | Mandy (2018): terror alucinógeno nascido para ser cult

O insano devaneio visual de Panos Cosmatos leva Nicolas Cage ao limite de sua fúria para enfrentar um grupo de violentos fanáticos religiosos numa jornada infernal de vingança.

  quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Crítica | O Menino Que Queria Ser Rei (2019): não fede nem cheira

A clássica história do Rei Arthur é recontada numa versão atualizada e focada no público infantil. Uma "Sessão da Tarde" que deve entreter as crianças e dar sono nos pais.

  terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Crítica | Guerra Fria (2018): romântica jornada por tempos sombrios

A ausência de cores e o estreito quadro realçam uma história de paixão entre dois amantes incompatíveis, mas destinados a ficar juntos no pós-guerra europeu.

  terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Crítica | Quando os Anjos Dormem (Netflix, 2018): o Diabo dá as caras

Produção espanhola adquirida pela Netflix coloca o público na pele do protagonista ao perguntar: “O que você faria?”

  terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Crítica | Temporada (2018): o encanto do prosaico

A partir de um olhar afetuoso sobre pessoas comuns e "invisíveis", "Temporada" comprova como é possível extrair beleza e transformações pessoais do cotidiano.

  segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Crítica | IO: O Último na Terra (Netflix, 2019): solidão e esperança

Ao mostrar jovem solitária em um planeta Terra abandonado por problemas ambientais, Netflix ganha em qualidade ao investir em obra de ficção científica que não fornece respostas fáceis.

  segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Crítica | Vice (2018): a comédia do patético

Adam McKay novamente satiriza a história recente dos EUA, agora voltando seu olhar irônico e mordaz para Dick Cheney, o vice-presidente do governo George W. Bush.

  segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Crítica | White Boy Rick (2018): energia incompleta

A história real do informante mais jovem do FBI tem um desenvolvimento irregular que não faz jus à forte conclusão da narrativa.

  sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Crítica | A Morte do Superman (2018): o maior dos heróis

Animação da DC baseada nos Novos 52 supera fim apressado e entrega um Superman por quem as pessoas têm, de fato, carinho.

  sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Crítica | Amigos para Sempre (2017): mais uma regravação que nada acrescenta

A obra adaptada traz Kevin Hart num papel dramático, além de Bryan Cranston e Nicole Kidman fazendo o melhor que podem para justificar um remake desnecessário.

  sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Crítica | Como Treinar o Seu Dragão 3 (2019): conclusão épica para uma trilogia fantástica

O prometido fim da cativante franquia da DreamWorks entrega mais uma história divertida e emocionante, marcando a despedida de Soluço e Banguela dos cinemas.

  quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Crítica | Vidro (2019): o fim da saga super-heroica de Shyamalan

De maneira apressada, e até desnecessária, o terceiro filme da trilogia de heróis do diretor carece da criatividade e da genialidade de suas obras anteriores.

  quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Crítica | A Última Gargalhada (Netflix, 2019): no máximo, um sorriso forçado

Longa tenta cativar e emocionar com uma história cheia de falhas técnicas, mas consegue tirar um sorriso - e nada mais.

  terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Crítica | Solo (Netflix, 2019): diferenciando liberdade e solidão

Drama espanhol tem bons momentos de reflexão do protagonista, mas peca na montagem e no ritmo dos flashbacks.

  terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Crítica | House of Cards (Netflix, 6ª Temporada): o castelo de cartas desabou [SÉRIE]

Apesar do esforço e dedicação de Robin Wright dentro e fora do set, a última temporada de "House of Cards" fica muito abaixo da qualidade apresentada no passado.

  segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Crítica | Cidade dos Anjos (1998): um romance atemporal [CLÁSSICO]

Envolto pela trilha emocionante e atuações complacentes, "Cidade dos Anjos" é raro no gênero por fugir do piegas e nos agraciar com um drama de entrega.

  sábado, 12 de janeiro de 2019