Críticas

Linha de Ação (2013): neonoir escreve errado por linhas retas

Allen Hughes e Brian Tucker emulam o noir em um filme de dualidades.

  domingo, 17 de março de 2013

Anna Karenina (2012): cinema e teatro em um só espetáculo

Nova adaptação do romance russo enriquece o conteúdo por meio da forma.

  sexta-feira, 15 de março de 2013

Francisco Brennand (2012): uma visita ao universo de um dos maiores artistas brasileiros

Após 40 anos de isolamento, o documentário acessa de maneira emocionante e inspiradora a trajetória do escultor que vive na sua oficina em Recife.

  sexta-feira, 15 de março de 2013

O Quarteto (2012): estreia de Dustin Hoffman na direção é regular

Longa mostra a velhice pelos olhos de músicos eruditos aposentados.

  segunda-feira, 11 de março de 2013

A Parte dos Anjos (2012): Ken Loach em retrato carismático do Reino Unido

Seguindo a linha de “À Procura de Eric”, de 2009, diretor inglês entrega filme em que a comédia se sobrepõe ao drama, destoando de sua filmografia, fazendo de seu país um lugar de algumas possibilidades, quando bem aproveitadas.

  domingo, 10 de março de 2013

Killer Joe – Matador de Aluguel (2011): William Friedkin volta em grande estilo

Cineasta volta às origens e traz um filme que revela a vida obscura de uma família que não tem limites para violência que é capaz de fazer.

  domingo, 10 de março de 2013

Oz – Mágico e Poderoso (2013): quando o mago é o próprio truque

Sam Raimi nos leva de volta à Cidade Esmeralda para revelar quem era o homem por trás da cortina, embora tenha escolhido um ator que não se mostra muito adequado para este papel.

  domingo, 10 de março de 2013

Amor é Tudo o que Você Precisa (2012): atração entre os opostos

Comédia romântica dinamarquesa preenche história simples com personagens profundos e um visual exuberante.

  domingo, 10 de março de 2013

No (2012): Adeus, Pinochet

Último capítulo da trilogia de Pablo Larraín sobre Pinochet remonta os últimos anos de regime militar no Chile.

  domingo, 10 de março de 2013

Dezesseis Luas (2013): feitiçaria no sul dos EUA em mais um romance teen

Vendido como "O novo Crepúsculo" por sua distribuidora, este filme, a despeito da presença de atores de primeira linha em seu elenco e da boa química entre o casal principal, se mostra extremamente frustrante, funcionando apenas pontualmente e mais por conta de seu caráter trash.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

Amanhecer Violento (2012): superficialidade e desinteresse são as palavras de ordem

Refilmagem do longa homônimo de 1984 não se compromete com a temática pertinente, tornando-se vazio e pouco atrativo mesmo enquanto puro entretenimento.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

Hitchcock (2012): cinebiografia mostra o homem por trás do gênio

Com deslizes e acertos, filme exibe curiosidades sobre as filmagens de “Psicose” e, principalmente, a relação de dependência entre o diretor e sua amada esposa.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

Colegas (2012): um road movie muito além da síndrome de down

Um filme que merece ser visto por todos.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

Depois de Lúcia (2012): excelente drama mexicano aborda o bullying

Longa é um bom tapa na cara e causa reflexões sobre como o tema é lidado nos dias de hoje.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

César Deve Morrer (2012): realidade e ficção se misturam em obra italiana

Os irmãos Taviani ousam em seu último filme e mostram como Shakespeare ainda é uma inspiração para aqueles que querem trabalhar a arte por meio da arte.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

Doméstica (2012): documentário retrata a vida das profissionais do lar

Gabriel Mascaro e outros colaboradores apresentam de forma crua a vida de sete empregadas domésticas.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

Atrás da Porta (2012): Helen Mirren é a força de drama irregular

Coprodução Hungria/Alemanha promissora se perde em realização instável.

  segunda-feira, 04 de março de 2013

O Reino Gelado (2012): falta força em animação russa tridimensional

Inspirado no conto “A Rainha da Neve”, longa chega sem muitos atrativos.

  quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Indomável Sonhadora (2012): um conto fantástico e cruel pelos olhos de uma criança

Benh Zeitlin entrega uma história comovente e original que se torna ainda melhor graças a sua adorável protagonista.

  segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Cirque Du Soleil – Outros Mundos (2012): um espetáculo audiovisual magnífico

Tentando ser algo além de uma montagem dos melhores momentos da companhia circense de origem canadense, a produção possui um fiapo de trama que tenta interligar os números que surgem na fita, mas são justamente estes que justificam a ida ao cinema.

  segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Duro de Matar – Um Bom Dia para Morrer (2013): entretenimento e descaracterização

Quinto longa da série tem ótimas cenas de ação e consegue divertir, mas não toma responsabilidade por elementos que dão corpo à franquia.

  segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

As Sessões (2012): o sexo chega ao divã em longa baseado em história real

Helen Hunt é terapeuta que aceita fazer sexo com homem virgem paralizado pela poliomielite

  segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Para Maiores (2013): elenco estelar em situações embaraçosas

Em série de curtas-metragens, cuja justificativa para se conectarem é nada menos do que ridícula, astros e estrelas de Hollywood provam que sabem falar palavrões, insinuar (e realizar) obscenidades e fazer péssimas escolhas para a própria carreira, como participar deste filme.

  domingo, 17 de fevereiro de 2013

A Hora Mais Escura (2012): a obsessão de uma nação personificada em uma mulher

A despeito de utilizar a busca por Osama Bin Laden como guia narrativo, este eficiente filme é focado na obsessão de uma mulher e em sua desconstrução como ser humano, funcionando quase como uma releitura moderna de “Moby Dick” orquestrada por Kathryn Bigelow e Mark Boal.

  domingo, 17 de fevereiro de 2013

Tainá – A Origem (2011): a indiazinha retorna em seu terceiro filme

Longa infantil traz enredo simplório e personagens genéricos, subestimando o público alvo.

  domingo, 17 de fevereiro de 2013

O Voo (2012): o retorno decente de Zemeckis ao universo live-action

Com Denzel Washington inspirado, cineasta conta história sobre ética, profissionalismo e vícios em filme de início espetacular.

  domingo, 10 de fevereiro de 2013

Meu Namorado é um Zumbi (2013): mióóóóóóóólos… e coração

Inserindo a estrutura clássica das comédias românticas em um mundo pós-apocalíptico recheado de zumbis, o filme surpreende graças a um protagonista forte, humor auto-depreciativo e uma trilha escolhida a dedo.

  domingo, 10 de fevereiro de 2013

O Amante da Rainha (2012): o adultério que ajudou a salvar um país

Longa dinamarquês indicado ao Oscar retrata história real da monarquia no século 18.

  domingo, 10 de fevereiro de 2013

Página 30 de 108« Primeira1020293031405060Última »