Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Barry (HBO, 3ª Temporada): tragicômica jornada de destruição

Harmonizando magistralmente humor, drama e violência, o terceiro ano de "Barry" impressiona pela organicidade da teia tóxica através da qual tece temática e personagens, convertendo os últimos em prisioneiros de seus próprios e viciantes erros.

  terça-feira, 21 de junho de 2022

Crítica | The Umbrella Academy (Netflix, 3ª temporada): ao tentar ser algo diferente, mudou para pior

Nova temporada deixa de explorar a família Hargreeves para focar em uma trama mal desenvolvida e pouco interessante. Assim, a promessa de finalmente fazer justiça a Ben cai por terra, e o que sobra são apenas destroços.

  segunda-feira, 20 de junho de 2022

Crítica | Tudo Em Todo O Lugar Ao Mesmo Tempo (2022): o verdadeiro multiverso da loucura

Passeando entre gêneros e sensações, filme com Michelle Yeoh é uma viagem multiversal divertida e emocionante, feita para nos lembrar dos prazeres simples da vida.

  sexta-feira, 17 de junho de 2022

Crítica | Arremessando Alto (Netflix, 2022): mais uma cesta de três de Adam Sandler

Drama esportivo dirigido por Jeremiah Zagar conta a história de um experiente olheiro e um jogador promissor em uma verdadeira imersão no mundo da NBA.

  quarta-feira, 15 de junho de 2022

Crítica | Lightyear (2022): voltando ao deslumbre de assistir seu filme favorito pela primeira vez

No universo de "Toy Story", este pode ter sido o "Star Wars" que marcou toda uma geração de crianças, mas no nosso mundo, a animação prova mais uma vez o poder da Pixar de nos fazer lembrar dos melhores momentos da vida.

  segunda-feira, 13 de junho de 2022

Crítica | Upload (Prime Video, 2ª Temporada): atualização concluída com sucesso

Série de comédia e ficção científica de Greg Daniels adota uma abordagem mais enxuta e menos dispersa, dando ênfase aos seus personagens e suas motivações.

  sábado, 11 de junho de 2022

Crítica | O Soldado Que Não Existiu (Netflix, 2022): a história do morto que salvou milhares de vidas

Obra protagonizada por Colin Firth conta a história real de uma operação de guerra que usou um cadáver para induzir os nazistas a uma informação errada.

  sábado, 11 de junho de 2022

Crítica | Tico e Teco — Defensores da Lei (Disney Plus, 2022): uma das maiores (e agradáveis) surpresas do ano

Longa dos dois esquilos da Disney chegou direto no streaming sem muito alarde durante sua produção, mas já vem conquistando inúmeros fãs com um roteiro sagaz cheio de participações especiais.

  quarta-feira, 01 de junho de 2022

Crítica | Stranger Things 4 – Volume 1 (Netflix, 2022): maior nem sempre é melhor… mas continua muito bom

Apesar de ritmo lento e uma divisão de núcleos que prejudica o andamento da trama, nova temporada ainda consegue manter o espírito da série, trazendo temas mais pesados e assustadores.

  sexta-feira, 27 de maio de 2022

Crítica | Top Gun – Maverick (2022): a apoteose de Pete “Maverick” Cruise

Alicerçado pelo realismo na realização das suas façanhas mais absurdas, o filme desafia o adormecimento do cinema de espetáculo a partir da força de um gigante que se recusa a descansar.

  sexta-feira, 27 de maio de 2022

Crítica | Demolidor (2015-2018): o enorme potencial de séries da Marvel

As obras da Marvel do final de 2021 trouxeram lembranças de uma das primeiras incursões do MCU em séries. Complexo, violento e pingando de respeito ao material original, "Demolidor" foi sinônimo de alta qualidade.

  domingo, 22 de maio de 2022

Crítica | Apresentando Nate (2022): carisma radiante em um musical que homenageia musicais

Transbordando amor por musicais e com um protagonista formidável, filme da Disney conquista com uma trama cativante, genuína e engraçada.

  quarta-feira, 18 de maio de 2022

Crítica | O Peso do Talento (2022): injete Nicolas Cage na veia e mergulhe na absurda diversão

Longa acerta ao usar as excentricidade de Cage como tempero para a inusitada e adorável amizade que nasce entre ele e o personagem de Pedro Pascal, e acaba por ser uma grande homenagem ao ator.

  quinta-feira, 12 de maio de 2022

Crítica | Lucifer (2016-2021): é bom ser mau

Com roteiros preguiçosos e arrastados, série encontra a salvação na redução do número de episódios por temporada e em um elenco que abraçou a proposta brega sem hesitação.

  quarta-feira, 11 de maio de 2022

Crítica | Perdidos no Espaço (Netflix, 2018-2021): uma constelação de acertos

Ao longo de três temporadas, a série se prova ótima em ficção científica, e excelente em dinâmicas familiares.

  quarta-feira, 11 de maio de 2022

Crítica | King’s Man — A Origem (2021): sem destino, Matthew Vaughn ignora que menos é mais

História da criação da agência de espionagem fica de lado para dar espaço a uma trama de politicagem que se leva a sério demais e um arco sobre confiança entre pai e filho.

  terça-feira, 10 de maio de 2022

Crítica | Cavaleiro da Lua (Disney Plus, 2022): de potenciais desperdiçados, a Marvel está cheia

Mesmo com a força de Oscar Isaac no papel principal, em uma história contida e em grande parte desligada do Universo Cinematográfico da Marvel, série não consegue ser extraordinária, apesar de tentar.

  sexta-feira, 06 de maio de 2022

Crítica | O Mundo Sombrio de Sabrina (Netflix, 2018-2020): mais profunda do que aparenta

Apesar da fraca última temporada, o bom elenco e uma trama que analisa respeito e livre-arbítrio com contraste a autoritarismo fazem dessa série uma obra importante e divertida

  sábado, 30 de abril de 2022

Crítica | A Era do Gelo – Histórias do Scrat (Disney Plus, 2022): adorável final para Scrat e para o Blue Sky Studios

Minissérie com apenas seis episódios serve como uma bela despedida para a franquia e para o estúdio que foi adquirido e fechado pela Disney.

  terça-feira, 19 de abril de 2022

Crítica | Medida Provisória (2022): ficção, ou quase

Estreia de Lázaro Ramos como diretor, numa trama contundente e belamente dirigida, sofre com as limitações de orçamento, mas brilha pelo talento artístico de toda a equipe envolvida e referências históricas trazidas à trama.

  segunda-feira, 18 de abril de 2022

Crítica | Apollo 10 e Meio: Aventura na Era Espacial (Netflix, 2022): absurdo, sonhador e nostálgico

Animação dirigida por Richard Linklater conta uma boa história sobre infância e humanidade. Destacando a corrida espacial, o diretor valoriza os momentos únicos de uma criança no subúrbio de Houston.

  sábado, 09 de abril de 2022

Crítica | O Que Fazemos nas Sombras (2019-2022): comédia impecável e divertida

Com três temporadas lançadas, a série derivada do filme homônimo de 2014 deixa um gostinho de quero mais, resultado da combinação de excelentes elenco e roteiro.

  domingo, 03 de abril de 2022

Crítica | Hermanoteu na Terra de Godah — O Filme (Telecine, 2022): garantia de boas risadas

Adaptação não acerta em todas as decisões, mas a transição para a sétima arte encaixa o bastante para possibilitar que esta história hilária seja acessível para mais pessoas.

  sábado, 02 de abril de 2022

Crítica | Lamb (MUBI, 2021): fábula de terror intimista

Terror folclórico estrelado por Noomi Rapace é uma experiência cinematográfica intrigante e peculiar, tal qual sua premissa.

  quarta-feira, 23 de março de 2022

Crítica | Agente das Sombras (2022): ação para boi dormir

Após tanto se esforçar, Liam Neeson parece, enfim, chegar ao fundo do poço no subgênero que ele mesmo criou.

  segunda-feira, 21 de março de 2022

Crítica | O Projeto Adam (Netflix, 2022): estilo Ryan Reynolds de fazer comédia

Dupla formada pelo ator canadense e o diretor Shawn Levy comprova a fórmula de sucesso desenvolvida após "Deadpool".

  quarta-feira, 16 de março de 2022

Crítica | Batman (2022): obcecado pela perfeição

Finalmente trazendo o Batman como um grande detetive, Matt Reeves mostra obsessão pela solidez e qualidade técnica de seu noir trágico e entrega um filme de origem às avessas, em que até mesmo Bruce Wayne some perante a presença do Homem-Morcego.

  quinta-feira, 10 de março de 2022

Crítica | Naquele Fim de Semana (Netflix, 2022): competente mistério europeu

Obra protagonizada por Leighton Meester é um bom suspense que passa por muitos pontos previsíveis.

  terça-feira, 08 de março de 2022

Crítica | O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface (Netflix, 2022): só pelo prazer do sangue

Filme promove um show de violência satisfatório, mas a narrativa pede mais do que isso e, sem apresentar a mesma inventividade de outras franquias que retornaram recentemente, surge irrelevante.

  sábado, 05 de março de 2022

Crítica | Cuphead – A Série (Netflix, 1ª Temporada): fantástico universo de Xicrinho e Caneco

Adaptação do aclamado jogo indie é um show de imersão ao passado. Com visual e trilha sonora impecáveis, o único porém fica por conta do roteiro simples demais.

  quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Crítica | Espíritos Obscuros (2021): terror dispensável

Protagonizado por atores muito competentes, o filme falha ao entregar personagens mal desenvolvidos e um roteiro fraco.

  quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Crítica | Rabbids: A Invasão – Missão para Marte (Netflix, 2022): alucinada aventura para as crianças

Animação dos personagens da Ubisoft é uma aventura leve e deve conquistar o público infantil com o humor físico dos coelhos insanos.

  sábado, 19 de fevereiro de 2022

Crítica | O Livro de Boba Fett (Disney Plus, 1ª Temporada): caindo nas velhas mazelas

Completamente deslumbrado em seu próprio parquinho, Jon Favreau não sabe o que quer fazer de "Star Wars" e desmerece um dos maiores personagens da franquia.

  segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Crítica | A Lenda do Cavaleiro Verde (Prime Video, 2021): quando o belo e o desconfortante se cruzam

Ditado por um ritmo contemplativo, o filme de David Lowery apresenta uma releitura surreal, esquisita e visualmente impactante da (des)construção de Sir Gawain.

  quarta-feira, 09 de fevereiro de 2022

Crítica | O Último Duelo (2021): quando o frágil ego masculino é posto em xeque

Embora prolixo, o estonteante épico medieval de Ridley Scott é efetivamente brutal, sobretudo do ponto de vista feminino.

  quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022

Crítica | A Filha Perdida (Netflix, 2021): uma nova visão sobre a maternidade

Longa de estreia de Maggie Gyllenhaal na direção possui atuações memoráveis e traz um olhar inovador sobre a maternidade em todas as suas complexidades.

  quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022

Crítica | Fora de Órbita (Netflix, 2022): narrativa construída sobre ótica errada

Netflix divide os filmes de Mitsuo Iso em uma série de 6 espisódios, que embora tivesse um potencial gigantesco, entregou uma história com muitas falhas e vazia de conteúdo.

  quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022

Crítica | Coquetel Explosivo (Prime Video, 2021): muita promessa para uma entrega mediana

Filme de Navot Papushado é divertido em partes, mas falha ao construir uma protagonista desinteressante

  segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Crítica | After Life – Vocês Vão Ter de Me Engolir (Netflix, 3ª Temporada): entre risos e lágrimas

Ricky Gervais e sua constelação de atores comuns se despedem sem ter o reconhecimento que merecem, mas com a certeza da missão cumprida com excelência.

  sábado, 29 de janeiro de 2022

Crítica | Munique – No Limite da Guerra (Netflix, 2021): início de uma vitória contra o nazismo

Baseada no livro de Robert Harris, obra deixa de lado os campos de batalha e apresenta a investigação e a diplomacia britânica contra a ascensão nazista.

  sexta-feira, 28 de janeiro de 2022