Críticas

Crítica | A Espera (2015): arte para ser sentida

Em razão de um roteiro cuja narrativa é pouco dinâmica, é imprescindível que o espectador entre em sintonia com a direção minimalista e o ritmo lento.

  quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Crítica | Max Steel (2016): crianças também merecem bons filmes

O filme se reduz a duas virtudes: um bom elenco de apoio (Andy Garcia e Maria Bello), ainda que mal utilizado, além de um CGI razoável. No mais, a produção é fadada a ser um fracasso cinematográfico.

  quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Crítica | Manchester à Beira-Mar (2016): o nó górdio do luto

Uma história pequena, mas emocionalmente carregada, conduzida com um tom minimalista e com poderosos nomes em seu entorno tem de tudo para fazer sucesso em premiações.

  quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Crítica | Os Penetras 2: Quem dá mais? (2017): talentos mal aproveitados em um filme que não faz sentido

Confirmando a indústria brasileira de cinema de comédia como uma grande 'desperdiçadora' de talentos, aqui nada parece fazer sentido; desde sua concepção primária bizarra, passando por escolhas narrativas duvidosas e chegando até um resultado final abaixo da crítica

  quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Crítica | xXx – Reativado (2017): o 7×1 dos filmes de ação

Em todas as entrevistas que deu sobre seu retorno ao papel de Xander Cage, Vin Diesel disse que fez esse filme para se divertir, algo que aparentemente conseguiu. O mesmo não pode ser dito do público que vai pagar para ver esse desastre.

  segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Crítica | Jackie (2016): a biografia exagerada da Primeira Dama

O retrato irregular dos dramas vivenciados pela Primeira Dama que o mundo aprendeu a amar.

  segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Crítica | A Criada (2016): uma fábula erótica coreana

Uma direção de arte impecável e atuações poderosas conduzidas por um diretor experiente constroem mais um filme coreano que tem cativado públicos ao redor do mundo.

  quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Crítica | Um Cadáver Para Sobreviver (2016): o humano como ferramenta

Estreando no país diretamente na Netflix, o filme é uma realização surpreendente de dois diretores iniciantes, numa trama que mistura profundas reflexões sobre a humanidade com a mais inventiva estética indie e comédia nonsense.

  segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Crítica | La La Land – Cantando Estações (2016): magnífico é pouco

Tecnicamente impecável, o enredo singelo é esquecido diante de tantos atributos executados com maestria: direção de arte, atuações, trilha sonora, fotografia, design de produção, figurino, iluminação, montagem e, claro, a direção maravilhosa de Damien Chazelle.

  sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Crítica | Eu Fico Loko (2017): história repetitiva e roteiro retalhado

O filme tem na mão alguns elementos que funcionam, como o relacionamento com a avó e a quebra da quarta parede pelo próprio Christian Figueiredo, mas o que sobressai é o roteiro falho e a direção pouco corajosa.

  sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Crítica | Assassin’s Creed (2016): um tombo sem feno para aparar

Havia em "Assassin's Creed" o potencial para ser o "Homem de Ferro" das adaptações de jogos para o cinema. Mas, assim como os melhores gráficos do mundo não podem salvar um game de péssima jogabilidade, nem o melhor dos visuais resgata um filme de ação entediante.

  quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Crítica | É Apenas o Fim do Mundo (2016): alegoria da despedida

Uma história minimalista, realizada com maestria por um jovem diretor francês com forte sensibilidade estética, mergulha o espectador num turbilhão emocional diante da morte.

  terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Crítica | Eu, Daniel Blake (2016): um retrato do nosso tempo

Em uma narrativa seca e quase documental, o protagonista-título luta contra um sistema brutal para manter sua dignidade.

  domingo, 08 de janeiro de 2017

Crítica | Dominação (2016): boas ideias desperdiçadas em péssima execução

Uma obra cuja proposta se mostra muito acima de sua realização, desde as primeiras concepções de sua ideia como história a ser contada, até sua versão final em tela

  sábado, 07 de janeiro de 2017

Crítica | Sete Minutos Depois da Meia-Noite (2016): drama sem melodrama, tragédia sem comédia

Como filme, não há inovação, mas a experiência do drama fantástico é valiosa em sua mensagem. Apesar de previsível, o plot tem contundência no trágico discurso.

  sábado, 07 de janeiro de 2017

Crítica | Moana – Um Mar de Aventuras (2016): uma princesa extraordinária em um filme comum

Dirigido e idealizado por dois dos cineastas mais importantes da história recente da Disney, "Moana - Um Mar de Aventuras" é uma aventura musical extremamente tradicional, que se destaca mais por conta da sua protagonista-título e das canções que embalam o longa do que por sua trama.

  quinta-feira, 05 de janeiro de 2017

Invasão Zumbi (2016): claustrofobia, velocidade e mortos-vivos

Um dos mais eletrizantes longas de terror a ser lançado nos últimos anos, esta produção sul-coreana bebe muito do ritmo acelerado das animações orientais.

  quinta-feira, 05 de janeiro de 2017

Capitão Fantástico (2016) [2]: vocação para filme cult

Diferentemente da maioria, o filme não traz dogmas ou respostas prontas, fazendo o espectador refletir e questionar sobre o modo de vida tradicional e sobre a criação de filhos.

  terça-feira, 03 de janeiro de 2017

Elle (2016): estoicismo à francesa

Escapando ao convencionalismo da temática que aborda, o diretor e sua protagonista constroem uma trama dinâmica, que nos impede de tirar os olhos da tela.

  sábado, 31 de dezembro de 2016

Neruda (2016): seria bom se não fosse chato

Apesar de um prólogo sensacional, o roteiro abandona as próprias premissas em prol de um texto excessivamente poético e com uma narrativa rocambolesca e nada envolvente. Assumindo tantos riscos, o produto final é entediante.

  sábado, 31 de dezembro de 2016

O Nascimento de uma Nação (2016): melhor ator, não mais que isso

Ignorando as polêmicas de bastidores, Nate Parker é fenomenal como ator, mas apenas razoável como roteirista e burocrático como diretor. Pelo tema tratado, porém, o filme é de importância acachapante.

  terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Capitão Fantástico (2016): em busca pelo tutano da vida

Surpreendente pela delicadeza, um filme dirigido por um conhecido ator secundário de Hollywood pode ser o azarão nessa temporada de premiações.

  segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Crítica | Passageiros (2016): perguntas certas, respostas preguiçosas

Enquanto focado na solidão de seus personagens, o filme funciona bem. O problema é quando resolve ignorar as questões inicialmente propostas e investe em uma convencional corrida pela sobrevivência.

  quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Animais Noturnos (2016): um filmaço para você observar e analisar com calma

Cinema é também a conjunção de técnicas para valorizar uma história e "Animais Noturnos" tem uma muito valiosa, pronta para ser observada e discutida.

  quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

A Última Ressaca do Ano (2016): traz o Engov! Comédia protocolar desperdiça potencial

Proposta em ser um filme surtado e maluco se prova mais divertida na teoria do que na prática, na medida em que a obra parece ter certo receio em se assumir 100% como tal

  quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Rogue One – Uma História Star Wars (2016): uma verdadeira GUERRA nas estrelas

Por fugir dos aspectos mais fantasiosos e mitológicos da franquia “Star Wars”, “Rogue One” pode ser considerado um filme “menor” (entre muitas aspas), mas é justamente isso que o torna mais humano e impactante dentro da saga.

  domingo, 18 de dezembro de 2016

Michelle e Obama (2016): o primeiro encontro de um casal bem conhecido

Direção, fotografia, trilha sonora e atuação são destaques do longa análogo à trilogia do “Antes”, de Richard Linklater. No entanto, o viés marqueteiro do terceiro ato despe o filme do conteúdo despretensioso que o torna agradável na maior parte da sua duração.

  domingo, 18 de dezembro de 2016

Sully: O Herói do Rio Hudson (2016) [2]: obsessão patriótica

Nem o desempenho impecável de Tom Hanks salva o tom publicitário de um filme feito em todos os frames para louvar o patriotismo americano

  domingo, 18 de dezembro de 2016

Página 3 de 107« Primeira234102030Última »