Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | Aftersun (2022): tentativa de tatear uma memória

Em sua estreia na direção, Charlotte Wells se desvencilha da necessidade de contar uma história para priorizar os toques e perspectivas da memória afetiva que apenas o cinema é capaz de redimensionar.

  quinta-feira, 01 de dezembro de 2022

Crítica | Até Os Ossos (2022): a leveza visceral de Luca Guadagnino

Embora encontre força na imoralidade dos laços que unem o casal protagonista, longa peca pela timidez pouco visceral de Luca Guadagnino

  quinta-feira, 01 de dezembro de 2022

Crítica | Star Wars: Andor (Disney Plus, 1ª temporada): o Star Wars que você queria, mas não sabia

Focada em entregar uma boa história em vez de um simples apanhado de easter eggs, a série criada por Tony Gilroy se consagra facilmente como o melhor produto de "Star Wars" desde "Os Últimos Jedi".

  quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Crítica | The Crown (Netflix, 5ª temporada): “annus horribilis” para a Coroa e para a série

Em sua temporada mais fraca, série aposta em temática repetitiva e falha no arco de Charles e Diana, não fazendo jus à princesa do povo, e se estendendo ao longo de dez episódios que não trazem o mesmo brilho de sempre.

  quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Crítica | The Office (2005-2013): o trunfo do mundano

Ao longo de nove temporadas, a série sobre os absurdos da rotina prova que o humor pode ter várias - e constrangedoras - camadas.

  segunda-feira, 14 de novembro de 2022

Crítica | Nada de Novo no Front (Netflix, 2022): obra definitiva sobre a Primeira Guerra Mundial

Filme escolhido para representar a Alemanha no Oscar apresenta a brutal realidade dos jovens soldados na batalha das trincheiras.

  sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Crítica | Armageddon Time (2022): coming of age de impessoalidade comovente

Misturando o clima soturno das incertezas culturais da época que retrata e a ingenuidade de jovens pressionados, James Gray entrega um coming of age digno de sua sensibilidade.

  sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Crítica | Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022): terapia para dores coletivas

Sentida em cada um dos 161 minutos do filme, a falta de Chadwick Boseman é transformada em força motriz de um belo conto sobre luto e resistência.

  quarta-feira, 09 de novembro de 2022

Crítica | Brasil 2002 — Os Bastidores do Penta (Netflix, 2022): transformando trauma em superação

Documentário com bastidores da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002 conta com filmagens inéditas de como um técnico transformou um grupo de craques em uma família em busca de um objetivo.

  segunda-feira, 07 de novembro de 2022

Crítica | Sonic 2: O Filme (2022): aventura divertida e despretensiosa

Segundo longa do porco-espinho azul continua com a boa proposta leve e aventuresca do primeiro, com ainda mais referências aos games que agradarão qualquer fã de longa data

  quarta-feira, 02 de novembro de 2022

Crítica | Dahmer: Um Canibal Americano (Netflix, 2022): retrato de horror e revolta

O vencedor do Emmy, Evan Peters, encarna um dos serial killers mais cruéis da história numa narrativa que não se esquece de dar voz aos que tentaram denunciar o mal.

  quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Crítica | A Escola do Bem e do Mal (Netflix, 2022): excesso de efeitos visuais prejudica final feliz

Obra de fantasia inspirada no livro de Soman Chainani conta com boa apresentação de universo, mas peca no excesso de CGI e no roteiro que fica só no superficial.

  quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Crítica | A Casa do Dragão (HBO, 2022): entre novos acertos e antigos erros, série renova interesse em Game of Thrones

Prequel focado nos Targaryen convida expectadores a embarcarem em uma nova jornada no Mundo de Gelo e Fogo, e mesmo com alguns tropeços no caminho, promete as mesmas emoções dos tempos de ouro da série original.

  terça-feira, 25 de outubro de 2022

Crítica | Lobisomem na Noite (2022, Disney Plus): exercício de criatividade com gostinho de quero mais

Compositor Michael Giacchino, já veterano em trilhas sonoras da Marvel, faz sua estreia na direção de um projeto de estúdio, mostrando um talento promissor em uma história cheia de charme.

  quinta-feira, 06 de outubro de 2022

Crítica | Men — Faces do Medo (2022): ensaio perturbador sobre a masculinidade tóxica

Thriller de Alex Garland e estrelado por Jessie Buckley e Rory Kinnear, longa é uma alegoria visceral dos abusos que as mulheres sofrem cotidianamente.

  quarta-feira, 05 de outubro de 2022

Crítica | Cidade Perdida (2022): romance e aventura com boas risadas

Comédia romântica aventuresca acerta no tom e na dupla principal, abraçando a proposta lúdica com carisma e leveza.

  quarta-feira, 05 de outubro de 2022

Crítica | Trem-Bala (2022): ação e narrativa em harmonia nos trilhos japoneses

David Leitch se apoia na comédia de ação com elenco estelar, ótimas coreografias de luta e um texto tão empolgante quanto a porradaria.

  quarta-feira, 05 de outubro de 2022

Crítica | O Telefone Preto (2022): flutuando entre a cruel realidade e o sobrenatural

Obra dirigida por Scott Derrickson se apoia no terror real para falar sobre abuso infantil, violência e vícios.

  quarta-feira, 05 de outubro de 2022

Crítica | A Queda (2022): tensão nas alturas

Tenso e despretensioso, este suspense de sobrevivência é um exercício criativo de extrair o maior número possível de situações a partir de uma premissa simples, mas intrigante.

  terça-feira, 04 de outubro de 2022

Crítica | Órfã 2: A Origem (2022): prequel tardia e mal concebida

Embora mais bem-intencionada que o primeiro longa, sequência de "A Órfã" abusa da suspensão de descrença para compor uma atmosfera de suspense estapafúrdia.

  quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Crítica | Samaritano (Prime Video, 2022): super-herói à moda antiga

Com Sylvester Stallone no papel principal, o filme aposta em uma fórmula batida e até consegue entreter, mas passa longe de surpreender.

  terça-feira, 30 de agosto de 2022

Crítica | Não! Não Olhe! (2022): um espetáculo de perigosa sedução

Livrando-se de alguns vícios de roteiro redutores, Jordan Peele evolui na articulação entre imagens e o desconhecido em seu épico de terror.

  sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Crítica | Cuphead – A Série (Netflix, 2ª Temporada): evolução de um universo fantástico

Xicrinho e Caneco retornam para uma temporada mais criativa, mais engraçada e com personagens mais desenvolvidos.

  quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Crítica | Dupla Jornada (Netflix, 2022): ação de algoritmo é o novo clichê

Jamie Foxx protagoniza a primeira obra dirigida por J.J. Perry, que peca com exageros e roteiro fraco.

  quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Crítica | Eu Sou Groot (Disney Plus, 2022): irreverente e sem grandes pretensões — como tinha que ser

Série do Baby Groot é tecnicamente impecável, divertida e, infelizmente, muito curta.

  segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Crítica | X — A Marca da Morte (2022): um brinde à pureza do slasher

Associando o debate entre moralismo e libertação à construção da imagem cinematográfica, o filme exalta os aspectos mais gráficos do slasher como uma emancipação em relação à intelectualidade pretensiosa que insiste em invalidar o terror.

  quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Crítica | Treze Vidas — O Resgate (Prime Video, 2022): heróis de verdade

Drama baseado em uma história real inspira o melhor da humanidade diante de desafios impossíveis.

  quarta-feira, 10 de agosto de 2022

Crítica | Sandman (Netflix, 1ª Temporada): os ambiciosos primeiros passos no Sonhar

Considerando quão amado “The Sandman” é pelos fãs de quadrinhos e quão difícil é sua adaptação, haja vista o escopo da trama, a empreitada da Netflix era perigosamente ambiciosa. Felizmente, a equipe capitaneada por Neil Gaiman fez jus ao material, com uma primeira temporada quase que irrepreensível, embora algumas mudanças possam incomodar inicialmente os adeptos do original.

  sexta-feira, 05 de agosto de 2022

Crítica | Elvis (2022): a energia caótica do Rei

Elétrica, a cinebiografia do lendário artista transcende a tela para tocar o coração do espectador com muita cor, música e emoção.

  segunda-feira, 01 de agosto de 2022

Crítica | Ms. Marvel (Disney Plus, 2022): mais um produto do esquema de pirâmide do MCU

Sétima produção seriada do Marvel Studios mostra que estúdio ainda não entendeu o formato e segue usando de artifícios para conquistar o público.

  quinta-feira, 28 de julho de 2022

Crítica | Agente Oculto (Netflix, 2022): orçamento robusto não garante qualidade

Produção mais cara da história da Netflix fica devendo um roteiro a altura do excelente elenco. Irmãos Russo se garantem nas cenas de ação, como sempre.

  sexta-feira, 22 de julho de 2022

Crítica | Morbius (2022): mordida banguela

Filme exala descaso e preguiça, jogando elementos desconexos na tela que exibe um roteiro falho e protagonizado por um personagem insosso

  segunda-feira, 18 de julho de 2022

Crítica | A Fera do Mar (Netflix, 2022): aventura marítima que brilha como um tesouro

Animação dirigida por Chris Williams conta uma história para toda a família por meio da relação entre humanos e monstros marinhos.

  sábado, 09 de julho de 2022

Crítica | Thor: Amor e Trovão (2022): a ópera rock do Viking Espacial

O diretor e roteirista Taika Waititi retoma a parceria com o astro Chris Hemsworth e faz do novo longa do Deus do Trovão uma ópera espacial rock oitentista bem divertida, embora também possua algumas outras ambições que acabam por ser, ao mesmo tempo, pontos fortes e calcanhares de Aquiles da produção.

  quinta-feira, 07 de julho de 2022

Crítica | Stranger Things 4 – Volume 2 (Netflix, 2022): finale anticlimático ainda cativa por confiar no amor do público por seus protagonistas

Com fraquezas de trama, final da temporada falha com seu vilão, mas continua a provar que a amizade entre os heróis sempre supera tudo, dentro e fora da tela.

  sexta-feira, 01 de julho de 2022

Crítica | O Homem de Toronto (Netflix, 2022): quando o alívio cômico passa dos limites

Mistura de gêneros entre ação e comédia protagonizada por Kevin Hart e Woody Harrelson resulta em uma obra previsível e no automático.

  terça-feira, 28 de junho de 2022

Crítica | Only Murders in the Building (Star Plus, 1ª Temporada): mistério charmoso e divertido

Principal lançamento original do Star Plus, série aposta na mistura entre mistério e humor para entregar um produto muito agradável.

  segunda-feira, 27 de junho de 2022

Crítica | Homem x Abelha: A Batalha (Netflix, 2022): divertidamente desesperador

Mr. Bean... quer dizer, Rowan Atkinson retorna com o seu impecável humor físico para uma guerra sem precedentes contra uma… abelha!

  segunda-feira, 27 de junho de 2022

Crítica | Barry (HBO, 3ª Temporada): tragicômica jornada de destruição

Harmonizando magistralmente humor, drama e violência, o terceiro ano de "Barry" impressiona pela organicidade da teia tóxica através da qual tece temática e personagens, convertendo os últimos em prisioneiros de seus próprios e viciantes erros.

  terça-feira, 21 de junho de 2022

Crítica | The Umbrella Academy (Netflix, 3ª temporada): ao tentar ser algo diferente, mudou para pior

Nova temporada deixa de explorar a família Hargreeves para focar em uma trama mal desenvolvida e pouco interessante. Assim, a promessa de finalmente fazer justiça a Ben cai por terra, e o que sobra são apenas destroços.

  segunda-feira, 20 de junho de 2022