Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | The Mandalorian (Disney Plus, 1ª Temporada): o caminho para Star Wars

Após a controvérsia envolvendo "A Ascensão Skywalker", a série se propõe a resgatar a essência das histórias de "Star Wars", e se mostra como o melhor produto da franquia em 2019.

  domingo, 29 de dezembro de 2019

Crítica | Moonwalker (1988): genial só em sua música [CLÁSSICO]

Antologia escrita pelo próprio Michael Jackson é estranhíssima e carece de uma linha narrativa. O resultado é uma obra desconexa e bizarra, que escancara alguns de seus desejos, sua megalomania, sua genialidade musical e sua gigantesca ingenuidade perante assuntos complexos.

  sábado, 28 de dezembro de 2019

Crítica | The Witcher (Netflix, 1ª Temporada): moedas bem gastas

Primeira temporada peca em apresentações apressadas e CGI capenga, mas compensa com ótimas coreografias de luta, elenco afiado e um universo impressionante.

  sábado, 28 de dezembro de 2019

Crítica| Floresta de Sangue (Netflix, 2019): sem pé nem cabeça

Uma história sobre um serial killer, uma equipe de filmagem, meninas colegiais e um charlatão de meia idade. São muitos elementos que não conversam entre si e nem com o espectador, que termina de ver o filme sem entender o que assistiu.

  sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Crítica | Especial de Natal Porta dos Fundos: A Primeira Tentação de Cristo (Netflix, 2019): sátira mordaz

O final do ano se aproxima e com ele vêm algumas certezas: uva passa no arroz, maçã na maionese, cravinhos-da-índia no chester e um especial polêmico do Porta dos Fundos.

  terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Crítica | Star Wars – A Ascensão Skywalker (2019): frustração galáctica

Com as expectativas para o encerramento da "Saga Skywalker" nas alturas, Episódio IX frustra até mesmo os fãs mais otimistas da franquia "Star Wars".

  segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Crítica | Star Wars Rebels (2014-2018): fagulha de esperança

Animação usa as quatro temporadas para trazer personagens cativantes, trama inteligente e momentos marcantes no nascimento da Aliança Rebelde, transbordando com o verdadeiro espírito Star Wars de valor à liberdade e luta contra tirania.

  segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Crítica | Playmobil – O Filme (2019): propaganda demais, magia de menos

Longa baseado nos brinquedos da marca alemã peca ao se resumir a uma propaganda de uma hora e quarenta minutos e não investir numa trama que enalteça a gigantesca capacidade de incentivar a imaginação oferecida pelos brinquedos.

  segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Crítica | Finalmente Livres (2018): divertimento pelo absurdo

A comédia francesa arranca risadas através de situações ridículas e absurdas enquanto os personagens vivem suas jornadas individuais rumo à liberdade.

  sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Crítica | Watchmen (HBO, 2019): a reinvenção de Lindelof

Baseada no clássico instântaneo de Alan Moore e Dave Gibbons, a série reinventa e expande o universo estabelecido nos quadrinhos para abordar o racismo e o poder das máscaras, em uma das melhores produções televisivas dos últimos tempos.

  quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Crítica | Esquadrão 6 (Netflix, 2019): muito Michael Bay, pouco roteiro

Obra original da Netflix tinha potencial, mas perde muito ao relembrar em cada cena o estilo Michael Bay de fazer cinema: péssima narrativa e ótimas cenas de ação.

  segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Crítica | Brincando com Fogo (2019): comédia morna

O estilo "travado" de John Cena funciona, mas o filme não deve ser visto como algo além de uma comédia para uma tarde chuvosa.

  sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Crítica | Operação Supletivo: Agora Vai! (2018): comédia, superação e aceitação

Kevin Hart estrela mais uma comédia em sua carreira, que apesar de simples, traz muitas lições para os espectadores.

  quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Crítica | Fanático (2019): fã vs ídolo

Encontro entre fã lunático e superastro de filmes ação promovido por Fred Durst é mais um tiro n’água na carreira de John Travolta.

  quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Crítica | Sinônimos (2019): perdido na tradução

Contando a história de um israelense que se recusa a reconhecer sua cultura natal, o filme consegue passar efetivamente a sensação de pertencimento que imigrantes desejam sentir com ótimas atuações, direção e roteiro.

  quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Crítica | She-Ra e as Princesas do Poder (Netflix, 4ª Temporada): duras provações

Voltando a ter 13 episódios, a quarta temporada faz ótimo proveito da duração a mais para mostrar que amizades são como rapaduras, doces, porém duras.

  quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Crítica | Paradise em Chamas (Netflix, 2019): traumas da mudança climática

Documentário traz assustadores relatos de sobreviventes do pior incêndio a devastar a Califórnia nos últimos cem anos. Para isso, mesclam-se entrevistas, estatísticas e vídeos feitos por moradores da cidade Paradise, que deixou de existir.

  terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Crítica | A Maratona de Brittany (2019): inspiradora jornada psicológica

Baseado numa história real, o filme consegue ser leve e inspirador com um trabalho magnético de sua atriz principal e de um roteiro redondo.

  segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

Crítica | Dark (Netflix, 1ª Temporada): respiro que precisávamos

Misteriosa e com um roteiro de tirar o fôlego. Assim é "Dark", uma série da Netflix que aliou uma boa história à uma primorosa produção para entregar um produto único e original que faltava na atual indústria do entretenimento.

  segunda-feira, 09 de dezembro de 2019

Crítica | Pássaro do Oriente (Netflix, 2019): boa construção para pouca entrega

Apresentando bons aspectos técnicos, ótimo elenco e bom desenvolvimento, o novo lançamento da Netflix peca ao não focar bem nos seus temas principais e acaba entregando uma narrativa previsível.

  sábado, 07 de dezembro de 2019

Crítica | História de um Casamento (Netflix, 2019): há esperança na separação

Retornando ao tema do divórcio, filme de Noah Baumbach acerta ao extrair o melhor de seus protagonistas - seja o riso, o choro ou a raiva - para retratar sem pudores a falência do casamento.

  sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

Crítica | Crime Sem Saída (2019): adrenalina inteligente

Primeiro longa de Chadwick Boseman após interpretar o Pantera Negra é rico em conteúdo e feroz em sua narrativa, pecando apenas nos apressados minutos finais.

  sexta-feira, 06 de dezembro de 2019

Crítica | Brooklyn: Sem Pai Nem Mãe (2019): tímido neo noir

Projeto de Edward Norton que demorou quase 20 anos para sair do papel tem muita vontade de ser um noir sobre questões raciais, mas fica só no plano da homenagem receosa.

  quinta-feira, 05 de dezembro de 2019

Crítica | O Juízo (2019): o terror da ambientação

Terror brasileiro pode até pecar no ritmo, mas acerta em cheio na ambientação e na performance dos atores.

  quarta-feira, 04 de dezembro de 2019

Crítica | Uma Mulher Exemplar (2017): amizade improvável

Apesar de ser interessante do ponto de vista histórico, o drama baseado em fatos não atinge todo seu potencial por conta de erros cometidos no roteiro e na direção.

  segunda-feira, 02 de dezembro de 2019

Crítica | Entre Facas e Segredos (2019): mistério exemplar

Extremamente criativo e alicerçado por um excelente elenco, o filme se apoia nos clássicos da grande escritora Agatha Christie para fornecer uma imperdível mistura entre humor e suspense.

  segunda-feira, 02 de dezembro de 2019

Crítica | O Relatório (2019): fins que não justificam meios

Baseado em fatos, este thriller político conta com Adam Driver e Annette Bening para investigar as infames técnicas de tortura utilizadas pela CIA após os atentados de 11 de setembro.

  sábado, 30 de novembro de 2019

Crítica | Personal Shopper (2016): identidades inspiradas

Suspense pensado e executado por Olivier Assayas desconstrói convenções esperadas pelos espectadores e trabalha as múltiplas dimensões da identidade de seu filme e da atuação de Kristen Stewart.

  sábado, 30 de novembro de 2019

Crítica | Duas Coroas (2017): carente de estrutura dramática

Docudrama religioso tenta explorar a figura importante de Maximiliano Kolbe e acaba criando uma narrativa sem variações dramáticas e pouca substância.

  quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Crítica | Um Amante Francês (2019): quebra (ruim) de expectativas

A nova comédia francesa lançada no Brasil promete algo até interessante no primeiro ato, porém o desenvolvimento narrativo caminha para um lado não tão inspirado assim.

  quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Crítica | Ao Cair da Noite (2017): terror do desconhecido

Com roteiro e atuações destacados e ótimo uso de aspectos técnicos, filme constrói um suspense muito competente. Porém, ainda pode ser frustrante para algumas audiências por conta de certos elementos subjetivos.

  segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Crítica | Klaus (Netflix, 2019): obra de arte sobre Papai Noel

Animação de Natal da Netflix explica de forma criativa como surgiram as principais lendas sobre o Papai Noel.

  segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Crítica | A Dama e o Vagabundo (2019): magia que não se perde

Primeira adaptação de uma animação clássica da Disney feita direta para o streaming funciona ao apelar para o espírito nostálgico de quem já conhece a obra de 1955, mas também tem muito a oferecer para as novas gerações que nunca viram o desenho.

  domingo, 24 de novembro de 2019

Crítica | O Anjo do Mossad (2018): o herói de duas nações

Mesmo com um israelense na direção, o filme não toma partido na abordagem da Guerra do Yom Kippur no Oriente Médio. A trama de espionagem cativa e é conduzida com ponderação sob a perspectiva dos egípcios.

  sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Crítica | A Grande Mentira (2019): verdadeiros atores

Adaptação cinematográfica do livro homônimo se perde no tom e no roteiro desbalanceados, assim como numa direção sem energia. Ainda assim, ganha alguma energia nas atuações imponentes de Ian McKellen e Helen Mirren.

  quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Crítica | Medo Profundo: O Segundo Ataque (2019): profundamente terrível

Não tendo um roteiro minimamente razoável nem uma direção que organize a narrativa, "Medo Profundo: O Segundo Ataque" é somente uma sucessão de problemas.

  quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Crítica | Midway – Batalha em Alto Mar (2019): desperdícios e explosões

Filme diverte com sua grandiosa pirotecnia, mas é afundado por um roteiro fraco, que o torna raso e esquecível, e pelo desperdício de grandes atores.

  quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Crítica | Ela Luta Sumô (2018): batalhas por igualdade

Documentário ilustra a batalha de Hiyori Kon para reconhecer o lugar das mulheres em competições de sumô e mudar tradições infundadas e preconceituosas. Com bom equilíbrio entre tensão e ponderação, a obra conquista e gera simpatia ao ser um espelho de lutas similares ao redor do mundo.

  segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Crítica | Deixe a Neve Cair (Netflix, 2019): Natal, romance e clichê

Baseada no livro de John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson, comédia romântica da Netflix é previsível e se sustenta no carisma do seu elenco.

  domingo, 17 de novembro de 2019

Crítica | Cascavel (Netflix, 2019): esquemático, estranho e débil

Terror da Netflix se perde em meio a decisões temáticas e estéticas aleatórias e esquemáticas, que criam um filme sem energia e tensão.

  domingo, 17 de novembro de 2019