Cinema com Rapadura

Críticas

Crítica | A Cor que Caiu do Espaço (2019): como arruinar uma boa ideia

Adaptação de conto de H.P. Lovecraft é uma prova de que não basta ter uma história interessante se a execução for fraca.

  sábado, 05 de setembro de 2020

Crítica | 365 Dias (Netflix, 2020): sexo ruim e careta em forma de filme

Nada se salva no grande hit erótico polonês da Netflix: desde as atuações questionáveis, passando pela montagem confusa, trilha sonora mal executada até a trama pseudotransgressora que só expõe como o sexo ainda é retratado de forma conservadora.

  sábado, 05 de setembro de 2020

Crítica | Aggretsuko (Netflix, 3ª Temporada): engraçada, atual e relevante

Mudança no foco pode incomodar alguns, mas continua sendo uma série com muito a dizer sobre o impacto que as pessoas têm umas nas outras.

  sábado, 05 de setembro de 2020

Crítica | Amor Garantido (Netflix, 2020): mais do mesmo, e por que não?

Longa nem tenta fingir que vai seguir os clichês de comédias românticas, mas isto o torna uma boa pedida para quem procura exatamente o tipo de conforto que essas obras conseguem oferecer.

  sábado, 05 de setembro de 2020

Crítica | Estou Pensando em Acabar com Tudo (2020): as sedutoras projeções de Charlie Kaufman

Trazendo ótimas atuações e uma contagiante personalidade, o filme reafirma Charlie Kaufman como um dos mais corajosos cineastas da atualidade através de uma fascinante análise das projeções que criamos no combate de medos internos.

  sábado, 05 de setembro de 2020

Crítica | Jay & Silent Bob Reboot (2019): prato cheio para fãs do diretor

Longa de Kevin Smith só deve agradar conhecedores de suas obras antigas, já que não faz o menor esforço de conquistar novos fãs.

  sábado, 05 de setembro de 2020

Crítica | Missão Pijamas (Netflix, 2020): bobo e inofensivo

Tentando servir à família, esta trama de aventura na Netflix é mais uma prova de que a poderosa do streaming está mais preocupada com o selo de exclusividade do que a originalidade de seus filmes.

  quinta-feira, 03 de setembro de 2020

Crítica | Turma de 83 (Netflix, 2020): Tropa de Elite indiano

Bom filme policial, com drama, corrupção, tiros e mortes à la Tarantino. Com um elenco forte e roteiro amarrado, o longa é uma ótima opção de entretenimento rápido.

  terça-feira, 01 de setembro de 2020

#RapaduraRecomenda – Os Sete Samurais (1954): há décadas influenciando o cinema de ação

Clássico imortal do cinema não só era muito à frente do seu tempo, como influencia filmes de ação contemporâneos com temáticas intrigantes e técnicas vanguardistas.

  domingo, 30 de agosto de 2020

#RapaduraRecomenda – Dança com Lobos (1990): a obra-prima de Kevin Costner

A trama caminha entre o faroeste e o épico para retratar um momento importante da história norte-americana e compor um belo filme de redenção.

  domingo, 30 de agosto de 2020

#RapaduraRecomenda – Bill & Ted – Dois Loucos no Tempo (1991): maravilhosamente boboca

Filme abraça sua proposta boba e brinca com absurdos de viagem no tempo e seres celestiais com dois protagonistas com pouco cérebro, mas muito coração.

  domingo, 30 de agosto de 2020

Crítica | A Caverna (2017): uma perda de tempo

A aventura ostenta uma boa ideia, porém peca ao entregar uma execução medíocre.

  sábado, 29 de agosto de 2020

Crítica | Boys State (Apple TV+, 2020): assombroso e necessário prenúncio de futuros líderes

O documentário acompanha um programa voltado para adolescentes que simula de maneira assustadora a formação de um governo democrático com o objetivo de formar os próximos líderes.

  sábado, 29 de agosto de 2020

Crítica | A Prima Sofia (Netflix, 2019): sensualidade é só o começo

Disponível no Brasil pela Netflix, coming of age francês usa a sensualidade como tema de fachada para contar uma história muito mais íntima e sensível.

  sábado, 29 de agosto de 2020

Crítica | Possessão – O Último Estágio (2019): assustadoramente ruim

Genérico e trazendo péssimas atuações, o terror tem uma interessante mensagem a transmitir, mas acaba sabotado por sua própria falta de ambição.

  sábado, 29 de agosto de 2020

Crítica | Quase uma Rockstar (Netflix, 2020): muita provação pra pouca recompensa

Diretor Brett Haley se apoia mais uma vez na dor e no luto como elemento principal da sua história. Apesar do talento de Auli'i Cravalho, elenco de apoio não cativa.

  sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Crítica | John à Procura de Aliens (Netflix, 2020): carta de amor ao desconhecido

Curta-metragem sobre o trabalho de John Shepherd é uma prova de que é possível contar uma história de forma sucinta e apaixonante sobre a vida, o universo e tudo mais.

  domingo, 23 de agosto de 2020

Crítica | Chemical Hearts (Prime Video, 2020): agradável clichê adolescente

Drama adolescente protagonizado por Lili Reinhart e Austin Abrams não traz novidade, mas se torna interessante ao falar de assuntos necessários e reais.

  domingo, 23 de agosto de 2020

Crítica | O Reino de Deus (2017): imperdível para qualquer fã de romance

Filme de estreia de Francis Lee apresenta um relacionamento bem explorado numa narrativa satisfatória em todos os sentidos.

  domingo, 23 de agosto de 2020

Crítica | Crimes de Família (Netflix, 2020): parada obrigatória

Uma crítica social sobre a realidade complexa do ser feminino enquanto mãe e humano. Um retrato da injustiça, dor e sofrimento.

  sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Crítica | Host (2020): intenso, crescente e orgásmico

Produzida com distanciamento social, esta imersiva obra de terror reproduz uma reunião virtual que dá bastante errado para seus participantes.

  sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Crítica | Normal People (Starzplay, Minissérie): íntima e silenciosa história de amor

Com atuações memoráveis, personagens complexos e uma ótima direção, a série original do Hulu e distribuída no Brasil pelo Starzplay é uma belíssima história de amor moderna.

  segunda-feira, 17 de agosto de 2020

#RapaduraRecomenda – O Demolidor (1993): três conchas, dois brucutus e um divertido filme

Longa se tornou memorável não pela ação, mas pelo ótimo uso de humor no contraste entre uma Los Angeles suja e violenta comparada a um futuro estéril e tedioso.

  domingo, 16 de agosto de 2020

Crítica | Relic (2020): tão horripilante quanto a vida real

Dentro da estética do terror, produção australiana escancara a crueza do envelhecimento humano e discute responsabilidades familiares em relação aos idosos.

  sábado, 15 de agosto de 2020

Crítica | Dançarina Imperfeita (Netflix, 2020): leve, prazeroso e fugaz

Comédia adolescente honesta e sem grandes surpresas. A produção da Netflix não se leva a sério, mas cumpre o que promete.

  sábado, 15 de agosto de 2020

Upload (Prime Video, 1ª Temporada): estabelecendo conexão

Com personagens cativantes e um elenco entrosado, a nova série de Greg Daniels nos convida a refletir sobre um futuro em que o paraíso é um privilégio para poucos.

  sábado, 15 de agosto de 2020

Crítica | Power (Netflix, 2020): inovação para gênero de heróis

Novo longa-metragem de ação da Netflix se destaca com excelente elenco e por buscar ser um ponto fora da curva no gênero de super-heróis.

  sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Crítica | O Rei de Staten Island (2020): as dores do amadurecimento

O ator Pete Davidson protagoniza essa história de crescimento difícil, mas bem-humorada e divertida, dirigida por Judd Apatow.

  terça-feira, 11 de agosto de 2020

Crítica | Palm Springs (2020): amor à prova de marasmo

Simples e conduzido por uma dupla de carismáticas atuações, o filme prova que com a abordagem correta qualquer gênero pode ainda oferecer bons frutos.

  terça-feira, 11 de agosto de 2020

Crítica | Perry Mason (HBO, 1ª Temporada): investigação promissora

Baseada em um famoso personagem criado na década de 30, a série simula uma envolvente investigação ao mesmo tempo em que encontra interessantes paralelos com a atualidade.

  segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Crítica | Rede de Ódio (Netflix, 2020): envolvente jornada de um sociopata

Dos mesmos realizadores de "Corpus Christi", drama polonês discute a vulnerabilidade social em relação ao uso das tecnologias correntes por um protagonista interessante, complexo e repreensível.

  sexta-feira, 07 de agosto de 2020

Crítica | Festival Sangrento (2018): quando a homenagem desaponta

Uma interessante discussão sobre o papel do terror não é suficiente para inspirar um bom roteiro muito menos uma boa direção, mesmo com o humor como alvo.

  sexta-feira, 07 de agosto de 2020

Crítica | Scooby – O Filme (2020): agradando (apenas) a nova geração

Animação se perde com roteiro confuso e protagonista vira um mero convidado para um grande encontro de personagens da Hanna-Barbera Productions.

  quinta-feira, 06 de agosto de 2020

Crítica | The Umbrella Academy (Netflix, 2ª temporada): abrace a loucura

Entre erros e acertos, a segunda temporada da série ainda aposta na excentricidade de seus personagens e na forma transgressora de trabalhar o gênero de super-heróis para fazer sucesso.

  segunda-feira, 03 de agosto de 2020

Crítica | Sócias em Guerra (2020): boa mensagem, pouca comédia

Filme de Miguel Arteta consegue passar uma mensagem positiva, porém falha em obter sucesso em grande parte de seus momentos cômicos.

  sábado, 01 de agosto de 2020

Crítica | Questões de Família (2019): trama polêmica, filme baunilha

Filme holandês explora os efeitos da eutanásia em um núcleo familiar num drama genérico, mas carregado de sensibilidade e naturalidade.

  sábado, 01 de agosto de 2020

#RapaduraRecomenda – O Corcunda de Notre Dame (1996): desafiando o controle moral

Belissimamente animado e trazendo ótimas canções, o filme constrói carismáticos personagens para trabalhar a importância de se lutar contra empobrecidos códigos morais.

  domingo, 26 de julho de 2020

#RapaduraRecomenda – A Princesa Prometida (1987): todo mundo gosta de nostalgia

Uma grande e divertida homenagem a heróis capa e espada do passado, o filme é um deleite narrativo com ótimo equilíbrio entre ação e comédia.

  domingo, 26 de julho de 2020

Crítica | A Barraca do Beijo 2 (Netflix, 2020): tentativa falha de amadurecimento

Continuação de comédia romântica da Netflix retorna com mais ousadia, mas perde pontos pela longa duração e o excesso de tramas secundárias.

  sexta-feira, 24 de julho de 2020

Crítica | Expresso do Amanhã (Netflix, 1ª Temporada): mantendo-se nos trilhos

Série da Netflix arrisca ao recomeçar uma história contada com sucesso recentemente, mas joga seguro ao fazer não mais que o necessário para manter seus espectadores interessados.

  segunda-feira, 20 de julho de 2020